Cidades retomam integração regional com circuito EcoCaipira

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/10/2009

Representantes dos municípios da região se reuniram em Piracicaba na última terça-feira, 20, para discutir a integração e regionalização das atividades turísticas.

Estiveram presentes representantes das cidades de Águas de São Pedro, Corumbataí, Mombuca, Rio Claro, Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro. O objetivo da reunião foi retomar os trabalhos do circuito EcoCaipira, lançado em 2006, mas com as atividades suspensas há mais de um ano.

O grupo, formado por secretários, diretores e técnicos de Turismo das cidades, passou quatro horas reunido, discutindo estratégias de união dos esforços, objetivando a roteirização de produtos turísticos regionais, possibilitando a comercialização conjunta dos destinos.

Os primeiros passos serão dados nos próximos dias, quando os municípios integrantes do Circuito devem legalizar o termo de parceria assinado em 2006, formalizando o consórcio.

A regionalização faz parte das políticas Estadual e Federal para o Turismo, sendo obrigatória para o recebimento de verbas e a participação nos programas e salões realizados pelos órgãos oficiais.

Além disso, a união de esforços deve possibilitar o crescimento da atividade em todos os municípios, facilitando as ações de divulgação e o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, gerando benefícios para toda a comunidade.

Para Mariana Zinni, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de São Pedro, o momento mais importante será o de roteirização, quando a iniciativa privada deve se unir ao grupo.

“O Turismo é uma atividade que depende muito da relação entre todos os setores da sociedade. Neste primeiro momento, estamos acertando detalhes burocráticos, mas é preciso que a iniciativa privada e o poder público caminhem em sintonia, e é isso que queremos alcançar em nossas ações”, diz ela.

Ronaldo Gasparelo, secretário de Turismo de Santa Maria da Serra, está confiante no resultado dos trabalhos do grupo.

“Nossa região é muito diversificada em atrativos e nosso potencial precisa ser desenvolvido. Organizando a atividade, nos tornaremos mais atraentes para os turistas e também para os investidores, o que será muito positivo para nossa economia”, acredita Gasparelo.

Reunindo municípios com características culturais parecidas mas com grande diversidade de atrativos e opções, o Circuito tende a se fortalecer e se consolidar como um dos principais destinos do interior paulista.

A reunião aconteceu na Cachaçaria Piracicabana, e o grupo foi surpreendido pela presença da dupla César e Paulinho, que estava lá para gravar uma entrevista para uma rede de televisão de Minas Gerais. A coincidência foi recebida por todos como sinal de que a cultura caipira é realmente um elo de ligação muito importante entre as cidades da região.

No início de novembro o grupo se reunirá na cidade de São Pedro, já para definir parcerias de divulgação dos eventos e atrativos, iniciando o trabalho de roteirização.





Fonte: Enderson Carvalho