Grupo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar embarca para Nova York para representar o Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/10/2009

Como resultado de muito esforço e dedicação para a dança, o Grupo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar (GDFLMA) se destaca em mais um festival de renome e desta vez vai além, faz as malas e embarca direto para Nova York, nos Estados Unidos, para a final do Youth America Grand Prix (YAGP).

O festival reúne bailarinos de escolas de balé dança contemporânea do mundo todo e no Brasil é promovido pelo Instituto Passo de Arte.

A seletiva aconteceu em Indaiatuba- SP, de 24 a 27 de setembro e contou com a participação de bailarinos dos 12 estados brasileiros. Das cerca de 350 crianças, 52 representavam a Fundação Lia Maria Aguiar e o resultado surpreendeu a todos.

“Conquistamos quatro das 27 vagas oferecidas aos brasileiros. Foi um ótimo resultado, já que nós nunca havíamos participado deste festival. Mais legal ainda é que somente o nosso grupo fazia parte de projeto social”, conta Vanessa Ellias, professora de dança e diretora do GDFLMA.

As semifinais e finais acontecerão no New York City Center de 21 a 27 de março de 2010. E os baliarinos de Campos do Jordão irão representar o Brasil junto ao resto do mundo nas categorias Sênior Feminino, Trio Pré, Pas-de-deux e Conjunto Júnior. Antes de participar, o grupo passou por uma avaliação técnica.

Segundo Vanessa, a organização verifica a capacidade dos participantes, os prêmios que a escola já recebeu e os professores. E durante a competição as crianças são avaliadas em duas categorias: aula e palco nas quais são avaliados na técnica, musicalidade e físico.

“Os bailarinos foram muito bem avaliados, os jurados fizeram muitas críticas ao balé brasileiro, mas chegamos lá e fizemos bonito. Agora precisamos de muito ensaio e condicionamento fisico, pois a competição é jogo duro. Queremos corrigir todas as falhas apontadas pelo júri, afinal estaremos representando não mais a Fundação, mas sim o nosso país. Queremos surpreender lá também”, declara Vanessa.





Fonte: Larissa Haack / Silvério Rocha