Saint-Gobain Embalagens lançará garrafas ecologicamente corretas

Editoria: Vininha F. Carvalho 17/12/2009

A operação brasileira da Saint-Gobain Packaging acaba de anunciar uma grande inovação sustentável na produção de garrafas para a indústria de bebidas.

Trata-se do projeto ECOVA, focado no desenvolvimento de embalagens “eco-projetadas”, que atendem às mais exigentes normas e padrões de sustentabilidade. São garrafas de alta qualidade, projetadas e produzidas de forma a reduzir significativamente o impacto global sobre o meio ambiente.

As unidades da série ecológica ECOVA têm um peso significativamente menor do que as embalagens comuns, utilizando até More bottles can be shipped per truck to and from the winery.15% menos matéria-prima e, conseqüentemente, menos energia na sua fabricação.

Com as embalagens ECOVA também é possível atingir uma redução de 15% na emissão de CO2 durante o processo produtivo. Para cada 10% a mais de caco de vidro reciclado, a energia na produção de garrafas é reduzida em até 4%.

Por serem mais leves do que as garrafas comuns, também favorecem a redução de emissões durante o transporte dos produtos. O resultado é uma redução de 6% na emissão de poluentes e até mil unidades a mais por carregamento (um pallet extra por caminhão).

Apesar da leveza, as novas garrafas ECOVA possuem os mesmos padrões técnicos e qualidade estética dos demais produtos que integram o portfólio da Saint-Gobain Embalagens. Além disso, atendem aos mesmos requisitos, tamanhos formas e cores exigidas pela indústria de bebidas e alimentos.

“Estamos orgulhosos em apresentar a nova linha ECOVA, uma extraordinária conquista em design de garrafas. Nosso maior desafio foi manter a qualidade das nossas embalagens, reduzindo o impacto ambiental.

Para isso, analisamos toda a cadeia de desenvolvimento dos produtos – desde a matéria prima até o transporte para o consumidor final”, diz Américo Dénes, diretor geral da divisão de Embalagens na América Latina.

As garrafas eco-projetadas estão na fase final de desenvolvimento no Brasil e devem chegar às prateleiras do consumidor já no primeiro semestre de 2010. A expectativa da Saint-Gobain Embalagens é comercializar cerca de 30% de seu volume nesta nova concepção, com foco na indústria vinícola brasileira. No entanto, o objetivo em longo prazo é oferecer um portfólio completo de embalagens ecologicamente corretas para todos os segmentos de mercado na qual atua.

“As possibilidades criativas são quase infinitas e a diminuição do impacto ambiental é sempre nossa preocupação”, finaliza Dénes.

Fonte: Camilla Camargo