Símbolo do natal dinamarquês recebe iluminação amiga do meio ambiente e com tecnologia de ponta

Editoria: Vininha F. Carvalho 15/12/2009

A tradicional árvore de natal de Copenhagen conta com uma grande novidade nesse ano. Toda sua iluminação foi feita com 800 lampLEDs da multinacional OSRAM, proporcionando, assim, uma emissão de nove toneladas de CO2 a menos em relação aos anos anteriores.

Para manter o brilho da árvore, localizada na City Hall Square, os organizadores idealizaram uma alternativa sustentável: a criação de energia limpa. Isso porque suas luzes são acesas por conta da eletricidade gerada por pessoas que pedalam em 15 bicicletas adaptadas especialmente para essa finalidade.

A solução foi o uso de lâmpadas coloridas com tecnologia LED Parathom®, cujo consumo é próximo a 500 kW/h.


Com potência de 1,6 W, essas lampLEDs não são apenas econômicas e amigas do meio ambiente, mas também produzem uma luz branca e brilhante que ressalta a magia do Natal. Essa tecnologia também é muito utilizada na cidade para uso em iluminação residencial.

“A cor da luz que os LEDs proporcionam é semelhante à produzida pelas incandescentes convencionais. Porém, eles oferecem uma eficiência energética nunca antes alcançada”, afirma Claudia Rodrigues, coordenadora de Marketing da OSRAM do Brasil.

“Outro diferencial é a considerável flexibilidade que os LEDs concedem aos projetos, tanto pelas cores quanto pelas possibilidades de aplicação”, finaliza.

A OSRAM ainda conta com outros modelos de lâmpadas de LEDs, como a PARATHOM® CLASSIC, nas cores azul, verde, vermelho, amarelo ou na versão color change, que possibilita a troca automática de cores.

Cidade amiga do meio ambiente – Copenhagenize:

Esse é o slogan que Copenhagen ganhou por apoiar causas ligadas à proteção do meio ambiente, além de ser conhecida como a Cidade dos Ciclistas. Sobre esse fato, vale ressaltar que cerca de um terço da população local, usa diariamente a bicicleta como seu meio principal de transporte.

Sobre a COP 15:

Desde o dia 7 de dezembro, até o dia 18, Copenhagen sedia a Conferência sobre Mudanças do Clima da ONU, conhecida como COP15. Por isso, a árvore ecologicamente projetada auxilia na conscientização dos moradores e, principalmente, dos visitantes de todo o mundo que estão na capital dinamarquesa para discutir sobre responsabilidade com o meio ambiente. A conferência tem atraído a atenção da imprensa mundial e a árvore certamente será reconhecida como um marco dessa luta.

Aliar a bicicleta, símbolo da cidade, à tradicional árvore de natal e usar LEDs como um novo conceito de iluminação sustentável, em meio ao encontro, marca os esforços dos representantes locais para incentivar o começo de uma nova era, pautada na responsabilidade socioambiental. O objetivo é que as ações projetadas pelos líderes mundiais possam trazer resultados mais expressivos até 2030.

Fonte: Ana Garnier