Artistas brasileiros e franceses unem-se em exposição coletiva em Brasília

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/08/2009

Seis artistas brasileiros e seis franceses contemporâneos estarão reunidos na exposição coletiva “Sur la Route/Na Estrada”, que integra as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil. O projeto junta diferentes técnicas artísticas, como pintura, desenho, instalação, vídeo arte, arte urbana, escultura e performance. A mostra será aberta no dia 11 de agosto no Espaço Cultural Contemporâneo (ECCO) e ficará em cartaz até 27 de setembro.

“A reunião de artistas brasileiros e franceses é uma oportunidade de aproximar as duas culturas e aprofundar o intercâmbio artístico entre os dois países. A exposição coletiva está totalmente em linha com a proposta de integração do Ano da França no Brasil”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

Os artistas foram selecionados pelas curadoras Blandine Gwizdala e Karla Osorio Netto, que priorizaram a nova geração de artistas e buscaram apresentar uma variedade representativa da produção contemporânea em cada um dos países. A inspiração partiu de textos do escritor francês Blaise Cendrars, tanto seus cadernos de viagem quanto os poemas inspirados em suas viagens ao Brasil.

A delegação francesa é composta por Assan Smati, Damien Deroubaix, Jean-Baptiste Sauvage, Marie Chartron, Souche e Yannick Veil. Os artistas brasileiros escolhidos são Elyeser Szturm, Galeno, João Angelini, Paulo Faria, Valéria Pena Costa e Vicente Martinez.

Os artistas franceses aproveitarão sua passagem pelo Brasil para dar workshops e palestras, entrando em contato direto com os professores e alunos da Universidade de Brasília (UnB), assim como o público interessado. Já os artistas brasileiros irão a Saint Étienne, na França, em outubro, para apresentar a mesma exposição e realizar parcerias com a instituição acadêmica no local.

Por ocasião da exposição, no dia 12 de agostoserá realizado o XXII Encontro Técnico do Programa Educativo, cujo tema será “Arte e Pluralidade Cultural: Intercâmbios Internacionais”, ligado ao conteúdo da exposição.

No evento, serão abordadas disciplinas de Artes Visuais, História, Geografia, Literatura e Sociologia, além de questões sobre o intercâmbio e a cultura de diferentes países. As inscrições são gratuitas. Participantes receberão um certificado com reconhecimento de extensão da Universidade de Brasília.

A exposição é realizada por ECCO – Espaço Cultural Contemporâneo e Centro Cultural Le 9 (neuf) Bis, com apoio educativo de CAF e do Ministério da Cultura do Brasil, por meio da Lei Rouanet, Cultures France, St. Etienne, Alpes Rhone, Secretaria da Educação do Distrito Federal, Escola Aberta, EAPE, SINEPE, UNICEF, Coca-Cola, Hotel Meliá, CAL, UnB, VIS / IDA.

Serviço:
“Sur la Route/Na Estrada”
De 11 de agosto a 20 de setembro
Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO
SCN Quadra 3 Lote 5

Fonte: Entrelinhas Comunicação