Disputa ciclística percorrerá as principais estradas do país

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/08/2009

Excelência em termos técnicos, pois conta com as principais equipes e ciclistas do país e convidados do exterior, o Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo também se destaca por contar com um percurso bastante interessante, passando por algumas das grandes cidades do estado.

Durante nove dias, entre 22 e 30 de agosto, a competição envolverá mais de 70 municípios paulistas, e terá como sede, de grande expressão, São Paulo e no próprio Brasil. As duas primeiras paradas da edição deste ano são as cidades de São José dos Campos e Atibaia, que recebem a prova nos dias 23 e 24, respectivamente. O Tour do Brasil contará com 21 equipes e valerá pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

Destaque do Vale do Paraíba, São José dos Campos está a 91 quilômetros de São Paulo. Um dos principais centros regionais de compras e serviços do Vale e do Sul de Minas, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.

Além receber a prova desde sua primeira edição, São José ainda conta com uma das melhores equipes do país, a Scott/Marcondes Cesar/Fadenp, presente nos melhores eventos nacionais e internacionais. A equipe, aliás, tem dois títulos na competição, obtidos em 2005 e 2007.

Para o secretário de esporte Sérgio Francisco Theodoro, de São José dos Campos, é um prazer para a cidade poder sediar mais uma etapa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo.

“Nossa cidade está intimamente ligada ao esporte, tanto assim que temos uma equipe muito competitiva. Trata-se de um evento já tradicional para a cidade e de grande importância para todos”, explica.

O Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo chegará em São José no dia 23, domingo, após o trecho 91,km. A chegada dos atletas está marcada para a Avenida Nelson D´Ávila (Praça Afonso Pena). A largada em São Paulo será na Rodovia Ayrton Senna SP 070, em frente ao Posto da polícia Rodoviária, Base Guarulhos, a duração da etapa pode variar entre 2h01min e 2h16min.

Atibaia:

A segunda etapa do Tour do Brasil levará a caravana para a estância climática de Atibaia, outra cidade que já faz parte da história da disputa. Fundada em 1665, tem hoje uma população de mais de 119 mil pessoas. Distante a apenas 65 quilômetros da capital, tem no turismo seu forte. Atibaia também faz parte do roteiro do Tour do Brasil desde o início e a cidade sempre recebeu os participantes do evento de braços abertos.

José Carlos Ribeiro, secretário de esportes de Atibaia, destaca a visibilidade que a cidade tem ao participar do evento. “É uma competição internacional e que coloca o município em toda a mídia nacional. Toda a população apóia o evento e a expectativa é grande para a passagem do Tour do Brasil por Atibaia”, afirma.

Para a chegada em Atibaia, programada para a Praça Claudino Alves (Praça da Matriz), os ciclistas terão pela frente 113 quilômetros, partindo de São José dos Campos, às 7h. A previsão para o trecho fica entre 2h30 e 2h50.

As cidades que compõem o percurso já adotaram o evento, incluindo ações especiais como é o caso de São Paulo que realiza a o prêmio especial Prova Ciclística Internacional Cidade de São Paulo na abertura e chegada do evento.

A programação deste ano é a seguinte:

1ª etapa 22/08 São Paulo contra-relógio por equipes - 6 km
2ª etapa 23/08 São Paulo/São José dos Campos 91.1 km
3ª etapa 24/08 São José dos Campos/Atibaia 113 km
4ª etapa 25/08 Atibaia/São Carlos 247 km
5ª etapa 26/08 São Carlos/Ribeirão Preto 99,5 km
6ª etapa 27/08 Ribeirão Preto/Bauru - 211,6 km
7ª etapa 28/08 Bauru /Sorocaba 181 km
8ª etapa 29/08 Sorocaba/Campinas 169,6 km
9ª etapa 30/08 Jundiaí/São Paulo 51.5 km

Fonte: Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324