São Carlos quer se consolidar como polo regional de eventos

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/07/2009

Conhecida como Cidade da Ciência e Tecnologia, São Carlos (a 230 km de São Paulo) quer se consolidar como polo de eventos regionais. O município está realizando uma série de ações para melhorar a infraestrutura, capacitar a mão-de-obra local, atrair novos investimentos e novos eventos.

A Prefeitura lançou recentemente licitação para reformar o prédio que vai abrigar o Centro Regional de Capacitação no Turismo. O Centro receberá R$ 300 mil em investimentos do Ministério do Turismo e da Prefeitura, e vai oferecer diversos cursos de qualificação dentro do Programa Municipal de Capacitação para o Turismo, que já é desenvolvido pela Prefeitura.

O Centro contará com sala de aula equipada com computadores, uma recepção de hotel, dois quartos para cursos de Técnicas de Governança, além de cozinha e bar para o treinamento de garçons.

Outra iniciativa é o projeto “Percursos”, que identifica os edifícios históricos da cidade. “Desenvolvemos ainda parceria com o Convention Bureau Terras Altas, com o objetivo de captar novos eventos. Para isso, participamos de feiras, mantemos contatos com as universidades e potenciais geradores de eventos do município”, explica Emiliano Saran Azevedo, diretor de Fomento ao Turismo da Prefeitura.

Além dos eventos técnicos e científicos, está na mira da cidade a captação de eventos esportivos. São Carlos realizou neste ano a 1ª Etapa da Copa Brasil de Balonismo e já captou o Campeonato Brasileiro de Balonismo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo, o Encontro de Paramotor, a Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo, assim como a transmissão para todo o país do desafio de futsal entre Brasil e Irã e do Ação Radical no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Em outubro, o Damha Golf Club, promove em São Carlos o 3º Aberto Damha de Golfe, um dos torneios mais importantes do país. Para dezembro, está previsto o Campeonato Juvenil Brasileiro de Golfe.

Emiliano Azevedo explica ainda que, para dar suporte à demanda já existente e ao que é esperado para os próximos anos, a Prefeitura busca junto ao Ministério do Turismo novos investimentos em infraestrutura turística e estimula empresários locais e externos a investir em empreendimentos e na requalificação dos trabalhadores do setor.

Entre as novidades, a cidade já tem projeto para a instalação da Cidade da Energia, que deverá receber investimentos aproximados de R$ 80 milhões, entre verbas do Governo Federal, Prefeitura e da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas). A Cidade da Energia será um amplo local de exposição permanente com projetos e pesquisas na área de energia

O município vai contar ainda com a expansão das universidades (USP, UFSCar), que já geram em média quase um evento por dia, bem como com a consolidação dos parques tecnológicos e a chegada de novas empresas.



Fonte: Edmir Nogueira