Projeto Circuito da Ciência busca sensibilizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/07/2009

Buscando manter sempre relações saudáveis com seus públicos e com as comunidades que a cercam, a Honda desenvolve inúmeras iniciativas de cunho sócio-ambiental. Uma delas é o Projeto Circuito da Ciência, promovido pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e que conta com o patrocínio da Moto Honda da Amazônia e com o trabalho voluntário de seus colaboradores.

Realizado no último sábado de cada mês, no Jardim Botânico Adolpho Ducke e no Bosque da Ciência, alternadamente, o projeto procura estimular o debate em torno de questões importantes relacionadas ao meio ambiente e à sua interação com a vida das comunidades.

Além disso, visa à popularização da Ciência, à aproximação das pessoas com as áreas verdes e à sensibilização ambiental das comunidades que moram no entorno da Reserva Adolpho Ducke.

Reunindo teatro, dança, música e contato direto com a natureza, o Circuito da Ciência já está em seu nono ano. Suas ações são dirigidas a crianças, adolescentes e idosos de escolas e comunidades locais que, em geral, não têm a oportunidade de visitar locais como o Bosque da Ciência e o Jardim Botânico de Manaus, desconhecendo, assim, sua importância.

A última edição, realizada dia 27 de junho no Bosque da Ciência, contou com a participação de 350 alunos de quatro escolas municipais de Manaus.

A programação contou com visita aos Mamíferos Aquáticos e à Casa da Ciência, exposição e oficinas educativas do INPA sobre doenças como malária, dengue, leishmaniose; oficinas do SESI sobre higiene e saúde bucal; apresentação de teatro sobre o tema da reciclagem de lixo, entre outras. Durante todo o evento, que aconteceu das 8h30 às 12h30, os participantes contaram com o acompanhamento e o suporte de Guias Ambientais.



Fonte: Ricardo Ghigonetto