Barcos brasileiros devem marcar maior presença no Sul-Americano de Vela de Oceano

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/07/2009

A integração da vela oceânica no continente deverá aumentar em 2010. Vários comandantes brasileiros deixaram Ilhabela, no final de semana, com a participação agendada na primeira etapa do Campeonato Sul-Americano de Vela Oceânica – Circuito Atlântico Sul Rolex Cup, na Argentina e no Uruguai, em janeiro.

Em 2009, apenas o Orson, do comandante Carlos Eduardo Souza e Silva, marcou presença. Com isso, os veleiros argentinos dominaram, mais uma vez, o torneio, que teve sua segunda fase disputada na Rolex Ilhabela Sailing Week, no litoral norte de São Paulo. Loyal/Red Nose, de Marcelo Massa, foi o grande campeão da ORC Internacional geral da RISW.

Um dos comandantes que confirmaram participação foi Ernesto Breda, do Touché Super, campeão da ORC Internacional 500 em Ilhabela. "Quero muito participar do Sul-Americano no ano que vem. Vamos lá nos divertir”, disse. Na S40, a mais nova classe do evento, também deve ter os brasileiros Mitsubishi/Gol, de Eduardo Souza Ramos, e Carioca, de Renato Martins.

Mesmo não brigando por um lugar no pódio em Ilhabela, o Orson acabou ficando em terceiro lugar na ORCi 600 do Sul-Americano, com 41 pontos perdidos. Os argentinos Santa Claus, de Paulo Cosentino, e Don Quixote, de Santiago Mollard, terminaram em primeiro e segundo lugares.

Na ORCi 500, o título ficou com o uruguaio Chivas/Memo Memolini, de Ricki Fabiani, com 41 pontos, seguido do argentino Mercenário 4, de Luís Silva, e do uruguaio Negra, de Juan Ball.

O único campeão brasileiro do sul-americano foi o catarinense Katana II, de Fábio Filippon, na ORC Club 670. Na Rolex Ilhabela Sailing Week, Kattana II conquistou o bicampeonato da ORC Club geral e da ORC Club 670, além do Campeonato Brasileiro de Skipper 30.

Outros campeões, que receberam seus prêmios no fim de semana no Yacht Club de Ilhabela, foram todos argentinos: S40 – Cusi 5, de José Estevez; ORC Club 600 – Matrero, de Toríbio de Achaval; ORC Club 700, Bicho, de Paolo Solleveld.

José Manuel Nolasco, diretor de Vela do YCI, anunciou que a 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week será disputada de 4 a 10 de julho de 2010, novamente no litoral norte de São Paulo.

A Rolex Ilhabela Sailing Week foi organizada e sediada pelo Yacht Club de Ilhabela e teve patrocínios da Rolex, Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Bradesco Private, com apoio da Gol Linhas Aéreas, Hertz, Rádio Eldorado, Brancante Seguros, Cerveja Stella Artois, Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVM, YCA, ABVO (classes ORCi, ORCc e SMP2) e das classes S40, HPE25 e BRA-RGS.

Fonte: João Pedro Nunes