Ano da França no Brasil traz destaques do design para Brasília

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/07/2009

Ano da França no Brasil traz destaques do design para Brasília
Exposição “Saint-Étienne, Cidade do Design” traz grandes projetos da Bienal Internacional de Design 2008 para o CCBB Brasília

A cidade francesa Saint-Étienne é o tema da exposição “Saint-Étienne, Cidade do Design”, mostra inédita no Brasil sobre design, tecnologia e sustentabilidade que faz parte das comemorações oficiais do Ano da França no Brasil.

A exposição será aberta no dia 13 de julho para convidados e no dia 14 para o público e ficará em cartaz até 23 de agosto, no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília. Depois, a mostra segue para o Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

“É a primeira vez que as obras da Bienal Internacional do Design, que faz dez anos neste ano, são expostas fora da França. É uma honra recebê-las no Brasil, por ocasião do Ano da França no Brasil”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas. Ele chamou atenção para o fato de que a exposição traz consigo um ciclo de conferências que visa promover um intercâmbio técnico e de conhecimento entre França e Brasil.

Saint-Étienne é uma antiga vila mineira no sul da França, que se converteu em cidade industrial. Em 1999, Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne (ESADSE) promoveu a Bienal Internacional do Design, acontecimento que impulsionou a criação da Cité du Design, em 2005, tornando-se um fórum internacional onde são realizados os eventos mais originais do universo do design.

A mostra é dividida em três eixos. Em “Bienal Internacional – Exposição do Design Jovem”, serão expostos os projetos que se destacaram na Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008. Artistas renomados como Céline Merhand, Anaïs Morel e os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec estarão presentes na mostra.

Já o módulo “Mini City Eco Lab” é o laboratório da mini-cidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Tackara, onde serão apresentadas idéias inovadoras de adaptação da vida moderna dentro do conceito de sustentabilidade. Por fim, “Cité du Design – Impressões: Fotografia e Vídeo”, é composto por painéis com a planta legendada e apresentação da origem do projeto da Cité du Design. Além disso, haverá também um ciclo de conferências com grandes nomes do design francês e brasileiro.

A exposição tem curadoria da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne e do italiano Nicola Goretti, arquiteto e curador brasileiro da exposição. A mostra tem o apoio do governo francês, da Embaixada francesa e da CulturesFrance, e foi realizada pela Cité du Design, pela cidade de Saint-Étienne, região de Rhône-Alpes, com patrocínio do governo brasileiro, da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Banco do Brasil e Melissa.


Serviço:
“Saint-Étienne, Cidade do Design”
Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília
De 14 de julho a 24 de agosto de 2009
Horários: de terça à domingo, das 9h00 às 21h00
Entrada franca