Pesquisa revela impacto econômico de eventos internacionais realizados no Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/10/2009

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), divulga nesta terça-feira (13/10), em São Paulo, a Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil 2007/2008.

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, apresentam os principais resultados da pesquisa realizada, sob encomenda da Embratur, pela Fundação Getúlio Vargas.

O estudo detalha os gastos e o perfil socioeconômico do turista estrangeiro que vem ao País para participar de congressos, seminários e conferências.

A pesquisa foi realizada em 36 eventos internacionais, entre setembro de 2007 e dezembro de 2008, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Gasto médio diário, país de residência dos participantes estrangeiros, faixa de renda, tempo de permanência no Brasil, a imagem em relação à cidade que sediou o evento e a intenção de retorno ao País estão entre os principais dados fornecidos pelo estudo.

O turismo de eventos é um segmento que apresenta crescimento significativo nos últimos anos e o desenvolvimento do setor proporciona a entrada de receitas, geração de postos de trabalho, refletindo diretamente na movimentação econômica da cadeia produtiva do turismo no País.

Segundo a International Congress and Convention Association (ICCA), em 2008 o Brasil aumentou a sua participação no mercado mundial desse segmento, conseguindo atrair 254 eventos internacionais, chegando à 7ª colocação no ranking dos países que mais sediam eventos internacionais no mundo.

Após a apresentação, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, atenderão a imprensa.


Serviço

Data: 13 de outubro

Horário: 10h30

Local: Renaissance São Paulo Hotel

Alameda Santos, 2233 – Jardins – São Paulo





Fonte: Embratur