Editoria: Vininha F. Carvalho 08/10/2009
Os turistas que chegam à Bahia e optam em passear pelo ônibus turístico Salvador Bus já podem contar com mais uma opção de parada. Desta vez, além das belezas das praias, do Centro Histórico, do Dique do Tororó e da Igreja do Bonfim, a rota inclui o Memorial Irmã Dulce.
A inclusão atende a estratégia de divulgação da Bahiatursa e Secretaria do Turismo de promover e aumentar o fluxo de turistas ao Memorial, através do turismo religioso, principalmente depois que Irmã Dulce se tornou venerável à beatificação.
“Após firmamos uma parceria com o governo, aumentamos em 25% o fluxo de turistas para o Memorial, pois ampliamos nossa participação em feiras e eventos”, disse Osvaldo Gouveia, assessor das OSID.
Atualmente o Memorial recebe cerca de 2 mil visitantes por mês. A expectativa é que este número chegue no final do ano com 25 mil pessoas. Segundo Gouveia, a maioria dos turistas é de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará.
“Também recebemos muitos visitantes dos Estados Unidos e da Itália, além de países distantes como Námbia, Japão, Índia, Austrália e África do Sul”, completou.
A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, destacou que este produto vem crescendo dia a dia e que é um dever ter cuidado com a essência religiosa ao se apossar desse ícone.
“Acreditamos que seja um produto de primeira grandeza e que necessita de uma promoção adequada para transformá-lo num produto que os operadores possam vender”, disse a presidente.
Para o Presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos do Estado da Bahia - SINDLOC, Gilson Benzota o turismo religioso tem tudo para alavancar na Bahia.
“O Memorial Irmã Dulce é uma ordem de grandeza espiritual que a Bahia tem e que deve ser consolidado seu conhecimento para o mundo inteiro”, opinou.
Universidades discutem estratégias:
Durante o café da manhã que reuniu o trade, também foram discutidas estratégias e procedimentos de trabalho para qualificar o Turismo Religioso e o “Memorial Irmã Dulce”, a fim de atrair mais turistas para a Bahia. A Faculdade da Cidade parceiro do Memorial, já realiza monitoramento de pesquisas e estágios.
A Coordenadora do Curso de Turismo e Hotelaria da UNIBAHIA, Thaís Almeida, aderiu a ideia e propôs também um envolvimento dos alunos do 7º e 8º semestre de Turismo. A coordenadora disse que” a Unibahia é portão de entrada da Costa dos Coqueiros, sendo assim pode estimular a vinda dos turistas que passarem por esta região”.
A presidente do Memorial Irmã Dulce, Maria Rita, concluiu a reunião falando da exposição permanente que tem a função de guardar o legado de amor e caridade da freira que o Brasil conhece como “Anjo Bom”.
“Ao todo, são quase nove mil peças num acervo que faz o visitante conhecer as nuances de fé, vanguarda e coragem da magnífica vida da Venerável, Irmã Dulce” disse. Ela acredita que até o início 2011 Irmã Dulce já tenha o título de beata.
MEMORIAL IRMÃ DULCE:
Está localizado no anexo ao Convento Santo Antônio, na sede da OSID (bairro de Roma, Salvador)
Horário de Funcionamento:
Terça a Sábado: 10 às 17h e domingo das 10 às 15 h. – entrada franca