Turismo de aventura ganha novo destino no sudoeste do Maranhão

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/09/2009

As belas paisagens da Chapada das Mesas, no sudoeste maranhense, compõem o cenário de produções recentes na TV e no cinema. Lá, as pedras são de arenito, banhadas por 25 cachoeiras de águas mornas, com temperatura média de 21 graus. É uma área incrível que abriga três biomas: Cerrado, Caatinga e Amazônia, dentro de municípios que sofrem queimadas, como Carolina e Riachão. O contraste entre a imensidão de água mineral e a secura impressionam.

Foi nesta paisagem que os primeiros capítulos de Cama de Gato, a próxima novela das 18 horas da Rede Globo, que estréia em 5 de outubro, foram gravados na cidade de Riachão, com os atores Marcos Palmeira, Carmo Dalla Vechia e Isabela Garcia.

Na trama acontece a perseguição ao personagem Gustavo, um perfumista de perfil arrogante, interpretado por Palmeira. Uma das cenas de maior expectativa é a que mostra o perf umista sendo atingido por um tiro na Cachoeira Santa Bárbara e é dado como morto.

De acordo com Marcos Palmeira, as gravações foram marcantes. “A Chapada das Mesas é um dos lugares mais lindo que já vi na vida. O centro histórico da cidade de Carolina também é uma graça. Pena que a região sofre com o descaso e a falta de infra-estrutura", afirma o ator.

Flor de Abril:

Além da TV, o cenário da Chapada das Mesas está presente no novo filme do cineasta Cícero Filho, intitulado "Flor de Abril", com cenas gravadas em Poço Azul e na Igreja da Matriz da cidade de Riachão. Nas gravações, moradores da comunidade atuaram como figurantes. O filme deve ser lançado em janeiro de 2010. A expectativa é de que as produções audiovisuais tornem o lugar mais conhecido nos próximos meses.

E para potencializar o turismo local, o Sebrae tem feito um trabalho sistemático de profissionalização, em parceira com governos locais e empresários do setor. A iniciativa mais rec ente foi a divulgação do roteiro na "Adventure Sport Fair", considerada a maior vitrine de esporte e turismo de aventura da América Latina. A feira foi realizada no começo de setembro em São Paulo. Os resultados da divulgação nesse evento são bastante promissores.

De acordo com o gestor de turismo do Sebrae na Chapada das Mesas, Luís Marques, foi muito grande o número de visitantes no estande da feira, em busca de informações sobre os atrativos. “Fizemos contatos com muitas operadoras e agências. Certamente em breve surgirão novas parcerias que vão movimentar o turismo da região”.

APL de turismo:

O Sebrae atua na região como um Arranjo Produtivo Local de Turismo, cujos resultados são visíveis a cada dia, como mostra pesquisa encomendada pela Instituição para analisar o crescimento em Carolina. A oferta em número de unidades habitacionais saltou, de 168 em 2005, para 225 apartamentos em 2007. Já a taxa de ocupação-cama aumentou de 28% para 37% e a entra da de turistas teve crescimento de 31,5% no mesmo período.

Já o processo de consolidação do turismo na cidade de Riachão, teve início praticamente apenas no começo de 2009 e ainda tem muito trabalho pela frente, mas está no caminho certo.

“Queremos lançar novos desafios e deixar mais recomendações para voltarmos aqui novamente daqui a três anos. Acredito que o crescimento do turismo na região será bem maior”, prevê o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza.

Ecoresort:

Um dos empresários que mais investem no turismo da região é Pedro Iran, proprietário da Pipes, empresa do ramo metalmecânico e de transportes. Segundo o engenheiro de obras da Pipes, Augusto Lucena, está sendo construído em Pedra Caída, no município de Carolina, um ecoresort de 13 mil metros quadrados, composto de 36 chalés, 24 apartamentos e um centro de convenções para 300 pessoas. Ao todo, o projeto custará R$ 14 milhões e ficará pronto em 2011.

Além disso, em Pe dra Caída será construído um pólo de asa delta. “Pretendemos transformar o lugar num dos pontos mais visitados do País pelos amantes do esporte”, informa Lucena. Um grande desafio na empreitada, no entanto, é enfrentar a queimada nas matas. Mas com apoio do Instituto Chico Mendes, os focos de incêndio têm diminuído.

Dança do Fogo:

Novas atrações já são estudadas para o ano que vem em Pedra Caída. “Eu creio que terei oportunidade de em breve mostrar aos turistas um pouco da nossa cultura, com demonstrações da Dança do Fogo e a Dança da Iniciação”, antecipa o índio Fredson Krikati, que integra a equipe de monitores ambientais da região. As apresentações devem acontecer a partir do início de 2010, em noites de lua cheia na região de Pedra Caída, com a participação de oito índios. Cada espetáculo, iluminado por tochas, deve reunir grupos de, no máximo, 25 turistas.

Já na cidade de Riachão, os trabalhos começaram somente este este ano. “Estamos mobilizando toda a população para a importância das nossas belezas naturais e de como o turismo é fundamental para Riachão. Vamos promover até concurso de redação para o ensino fundamental tendo como tema o município", afirma Beto Kelner, secretário de Turismo local.

Segundo Kelner, um cinema está sendo construído na cidade, que vai funcionar com entrada gratuita. Só serão cobrados a pipoca e o refrigerante. A programação do cinema será abastecida pela Programadora Brasil, que distribui filmes nacionais para serem veiculados em espaços não comerciais.

Fonte: Karenina Moss / Sebrae