Editoria: Vininha F. Carvalho 24/09/2009
Apresentar para profissionais de turismo de países da América do Sul a combinação entre o contato com a natureza, interação com a cultura local e gastronomia regional, tudo isso, em hotéis de alta qualidade, com infra-estrutura para negócios e convenções.
Esta é a estratégia do Ministério do Turismo que, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e em parceria com a Associação Brasileira de Resorts, realiza entre os dias 23 de setembro e 6 de outubro mais uma edição do programa Caravana Brasil Internacional, desta vez para divulgar a qualidade dos resorts brasileiros.
Os 28 operadores de turismo e cinco jornalistas da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru, divididos em seis grupos, desembarcaram no Brasil no dia 23/9 para conhecer destinos de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do norte, Santa Catarina e São Paulo.
Para a gerente de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Karem Basulto, Argentina e Chile estão entre os cinco mercados que mais emitem turistas interessados em viagens para resorts para o Brasil e esta edição da Caravana Brasil Internacional, exclusivamente com operadores e jornalistas sul-americanos, faz parte da estratégia da Embratur de priorizar ações para promover o Brasil nos países vizinhos.
Até o fim de 2009, serão investidos R$ 11 milhões exclusivamente em ações de promoção na América do Sul - valor é 20% maior do que o investido no ano anterior. No ano passado, 1,9 milhão de turistas sul-americanos visitaram o Brasil - 38% do total de visitantes internacionais em 2008.
Sobre o Resorts Brasil:
Para a Associação Brasileira de Resorts, que hoje congrega 44 associados, resort é um empreendimento hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer em área de amplo convívio com a natureza, na qual o hóspede não precise se afastar para atender suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.
Segundo o diretor Executivo da Associação Brasileira de Resorts, Ricardo Domingues, há resorts para todos os desejos, anseios e motivações. “Mas todos eles têm algo em comum: fazer da estadia do hóspede uma experiência inesquecível”, finaliza Ricardo.
A Associação Brasileira de Resorts é uma das parceiras da Embratur no programa “Brasil Now”, que identifica promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e empresas de turismo a operadores internacionais que comercializam pacotes de destinos brasileiros no exterior.