Editoria: Vininha F. Carvalho 03/09/2009
A cidade de Santos, a 70 km de São Paulo, vai ficar ainda mais movimentada no feriadão. Entre os dias 03 e 07 de setembro, será realizada a Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos, que vai reunir nomes de peso da literatura nacional e internacional. O evento será aberto ao público. Para participar, basta levar um livro usado.
Realizada pelo Realejo Livros & Edições e apoiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, a Tarrafa Literária será realizada no recém-restaurado Teatro Guarany. “O nome é uma referência à rede utilizada pelos pescadores (a tarrafa). Vamos fazer o mesmo com a literatura e juntar nomes de peso em um grande evento cultural praiano”, explica o editor José Luiz Tahan, coordenador e organizador do projeto.
Nomes como Ruy Castro, Milton Hatoum, Zuenir Ventura, José Roberto Torero, Amyr Klink, entre outros, estarão presentes nas mesas de discussão. A abertura do evento acontece no dia 3, às 21 horas, com pocket show do músico Arnaldo Antunes (ex-Titãs).
Além disso, haverá também uma programação especial voltada especificamente para as crianças. Serão realizadas oficinas de literatura com contadores de histórias. O objetivo da Tarrafinha é atrair também o público infantil para o mundo dos livros.
Literatura e futebol:
O estádio do Santos Futebol Clube, a famosa Vila Belmiro, sediará um jogo de futebol entre os jornalistas e participantes do evento.
Os debates entre escritores e profissionais do meio editorial terão como foco a multiplicidade dos gêneros literários e de seus representantes. Eles serão mediados por referências da área de cultura, como o autor santista José Roberto Torero, o escritor Zuenir Ventura, os jornalistas Vladir Lemos, Mona Dorf e Arthur Dapieve.
O público poderá acompanhar as mesas diárias de debates entre autores e jornalistas, basta trazer um livro usado de entrada. A programação contempla várias faixas etárias, inclusive o infantil, que terá contação de histórias e oficinas culturais nas atividades da Tarrafinha, também no Teatro Guarany.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ADULTOS
Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos acontece de 3 a 7 de setembro no Teatro Guarany, no Centro Histórico, além do estádio do Santos Futebol Clube. A realização é da Realejo Livros & Edições, com patrocínio da Sabesp, Praticagem e Codesp e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Teatro Guarany – Centro Histórico de Santos
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
• 03/09 – Quinta-Feira
20H00 - SOLENIDADE
21H00 - SHOW DE ABERTURA: ARNALDO ANTUNES
Local: Teatro Guarany
• 04/09 – Sexta-Feira
16H00 - OS LIVROS DENTRO DOS LIVROS 1
Ruy Castro e Heloisa Seixas.
Mediador: Ricardo Kotscho
Tarrafinha
16H00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Livro: As Letras – Laura Beatriz
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
17H45 – AUTÓGRAFO COM AUTORES
Local: Lobby de entrada do Teatro Guarany
19H00 - OS LIVROS DENTRO DOS LIVROS 2
Jeremy Mercer (França)
Mediador: José Luiz Tahan
Tarrafinha
19H00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Livro: O sapo vira rei vira sapo
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
21H00 – AUTÓGRAFO COM AUTORES
Local: Lobby de entrada do Teatro Guarany
• 05/09 – Sábado
16H00 – FICÇÃO, A MENTIRA SEM CULPAS
Milton Hatoum e André Laurentino.
Mediador: José Roberto Torero.
Tarrafinha
16H00 – CORTINA DE HISTÓRIAS
Livro: O Pequeno Rei e o Parque Real
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
17H45 – AUTÓGRAFO COM AUTORES
Local: Lobby de entrada do Teatro Guarany
19H00 - MENTIRAS, CULPA DA FICÇÃO
Lourenço Mutarelli e Marcelo Mirisola
Mediador: José Luiz Tahan
Tarrafinha
19H00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Livro: O Diário do Lelê
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
21H00 – AUTÓGRAFO COM AUTORES
Local: Lobby de entrada Teatro Guarany
• 06/09 – Domingo
16H00 - JORNALISTAS ALÉM MUROS
Jorge Caldeira e Laurentino Gomes
Mediador: Zuenir Ventura
Tarrafinha
16H00 – RETALHOS POÉTICOS, LIVROS DE PANO
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
19H00 – CORTINA DE HISTÓRIAS
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
19H00 - FILÓSOFOS ALÉM MUROS
Theo Roos e Marcia Tiburi
Mediadora: Mona Dorf
21H00 – AUTÓGRAFO COM AUTORES
Local: Lobby de entrada Teatro Guarany
• 07/09 – Segunda–Feira
11H00 - JOGO DE FUTEBOL
Local: Santos Futebol Clube
Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
16H00 - FUTEBOL E LITERATURA, PAIXÃO NACIONAL
Matthew Shirts e Xico Sá
Mediador: Vladir Lemos
Tarrafinha
16H00 – CONFECÇÃO DE LIVROS, POETA DOS MARES
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
Tarrafinha
19H00 – CONSTRUÇÃO DE LIVROS DE BRINQUEDO
Local: Foyer, 1º piso do Teatro Guarany
19H00 - LIVROS QUE MOLHAM
Amyr Klink e Tim Winton
Mediador: Arthur Dapieve
21H00 – AUTÓGRAFO COM AUTORES
Local: Lobby de entrada Teatro Guarany
Conheça os participantes da Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos
Escritores
Ruy Castro - jornalista, tradutor e escritor, reconhecido pelas biografias que escreve, com destaque para as de Nelson Rodrigues, Carmen Miranda e Garrincha.
Heloísa Seixas - tradutora, romancista, cronista e colunista do Jornal do Brasil.
Jeremy Mercer - nasceu em 1971, no Canadá. Trabalhou como jornalista especializado em cobertura policial no Ottawa Citizen, no Canadá, entre 1995 e 1999, período em que escreveu dois livros sobre crime. Mudou-se para Paris na virada do milênio e foi morar quatro meses na Shakespeare and Company. Foi um dos fundadores do Kilometer Zero em 2000, projeto no qual editou a revista homônina e produziu performances de arte em Paris, Londres, Nova York, Marselha e Pequim. Atualmente escreve um livro sobre o último homem guilhotinado na França.
Milton Hatoum - escritor, tradutor, professor e vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e de três Jabuti de Literatura, na categoria melhor romance. Seus livros foram traduzidos para oito países.
André Laurentino - escritor, já produziu para o núcleo de Guel Arraes, da TV Globo, e é colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
Lourenço Mutarelli - escritor e dramaturgo, é autor do romance Cheiro do Ralo, que virou filme com o ator Selton Mello no papel principal.
Marcelo Mirisola - editor, autor de contos, romances e de novela, é conhecido por tratar os problemas da sociedade com humor e ironia.
Jorge Caldeira - doutor em Ciências Políticas, mestre em Sociologia, bacharel em Ciências Sociais, escritor, fundador da Editora Mameluco e membro da Academia Paulista de Letras.
Laurentino Gomes - Em 32 anos de profissão trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Com o livro “1808” ganhou o Prêmio Jabuti em duas categorias: de melhor livro-reportagem e de Livro do Ano de não ficção. A obra recebeu também o prêmio de Melhor Ensaio, Crítica ou História Literária de 2008 da Academia Brasileira de Letras. O Livro 1808 alcançou a marca de mais de seiscentos mil de exemplares vendidos no Brasil e em Portugal e continua há quase 2 anos na lista dos mais vendidos do país.
Theo Roos - nasceu em 1953 na Alemanha. Jornalista, é também filósofo e músico. Produz documentários para emissoras da televisão alemã, como a 3sat, para qual coordenou a série de comportamento Vitaminas filosóficas. Sucesso de crítica e público, a série foi exibida entre 2003 e 2005.
Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie, colunista da Revista Cult e participante do programa Saia Justa do canal GNT.
Matthew Shirts - jornalista norte-americano, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e redator-chefe da revista National Geographic Brasil.
Xico Sá - jornalista, escritor, colunista do jornal Folha de S. Paulo, autor de livros e parceiro musical do grupo Mundo Livre S/A.
Amyr Klink - empreendedor de expedições marítimas e escritor. Uma de suas principais obras é Mar Sem Fim, um diário de bordo da viagem à Antártica.
Tim Winton - escritor e novelista australiano, é ganhador do Prêmio Nacional de Literatura da Austrália. No Brasil, publicou um livro pela primeira vez, no ano passado. Foi a obra Fôlego, pela Editora Argumento.
Mediadores
Ricardo Kotscho - repórter do iG e da revista “Brasileiros”. Jornalista desde 1964, já trabalhou em quase todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV), como repórter, editor e diretor de redação, foi correspondente na Europa e exerceu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no período 2003-2004. Ganhou quatro vezes o Premio Esso, duas o Vladimir Herzog, uma o Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa ONU.
José Luiz Tahan - livreiro, dono da Realejo Livros & Edições e realizador da Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos.
José Roberto Torero - escritor, cineasta, jornalista e colunista, ganhou o Premio Jabuti de Literatura, com O Chalaça, e foi roteirista da série Retrato Falado, que foi ao ar no Fantástico, na Rede Globo.
Zuenir Ventura - jornalista, escritor, colunista do jornal O Globo e da Revista Época. Ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria reportagem, com a obra Cidade Partida.
Mona Dorf - Jornalista e Apresentadora da Rede Eldorado, Portal Estadão e do programa: Confraria Ideal do Canal Abril.
Vladir Lemos - jornalista, apresenta o programa esportivo Cartão Verde, na TV Cultura.
Arthur Dapieve - jornalista e crítico musical. Trabalha para o jornal O Globo. Autor, escreveu a biografia Renato Russo - O Trovador Solitário.