Editoria: Vininha F. Carvalho 24/08/2009
Salvador se prepara para receber e dar a largada a três importantes regatas. Dia 29/08 a Regata Aratu Maragojipe, sai do Aratu Iate Clube e segue para a cidade do Recôncavo, Maragojipe, às 10h, onde todos serão recebidos pelo Carnaval de Máscaras, tombado como patrimônio imaterial do Estado.
Segundo a organização do evento, cerca de 400 embarcações e 1600 participantes, inclusive o bicampeão olímpico Torben Grael, estará agitando as águas da Baía de Todos os Santos a bordo do Saveiro Sombra da Lua. A premiação acontecerá dia 05/09, às 16h, no Aratu Iate Clube, com as bandas Estakazero e Batifun.
No final de outubro quem chega é a Regata Internacional Transat 6,50 Charente-Maritime. Os barcos partirão de La Rochelle, sudoeste da França, farão uma escala na Ilha da Madeira, e devem atracar no Terminal Náutico de Salvador dia 25. A regata, que acontece de dois em dois anos, é um dos eventos mais importantes do Turismo Náutico no mundo e este ano conta com 84 barcos.
Paralelo à competição acontecerá o Salão Náutico “Boat Show”, de 23 a 28 de setembro em La Rochelle. O evento levará os principais lançamentos nacionais e internacionais de lanchas, veleiros, motores e acessórios náuticos.
Em Salvador os competidores serão recepcionados pela Bahiatursa com baianas tipicamente trajadas que vão distribuir material promocional. Durante a entrega dos troféus, haverá a apresentação de um show folclórico.
Após receber os barcos da Transat 6.50, Salvador começa a se preparar para a próxima regata internacional, a Rally dês Soleirs que acontecerá em dezembro, se firmando como importante destino para o turismo náutico.
Turismo Náutico:
Com área total de 1.052 km², a Baía de Todos os Santos é a segunda do mundo em tamanho, e a primeira de clima tropical, uma vez que a maior baía, situada no Canadá, fica congelada praticamente o ano inteiro. É também a maior baía navegável do litoral brasileiro, comparada ao Mar Mediterrâneo por praticantes de esportes náuticos.
Tendo em vista o potencial turístico do segmento, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa, pretende investir ainda mais no setor. A organização francesa Grand Pavois estuda um projeto de implantação de uma escola de vela na Bahia. O turismo náutico promove intercâmbio, dá visibilidade internacional ao Estado, contribuindo para que a Bahia seja um destino cada vez mais procurado por turistas com motivações diversas.
Investimentos:
A Baía de Todos os Santos tem tanta importância estratégica que o Governo Federal está investindo, através do PAC, R$ 287,5 milhões para obras de despoluição (recuperação de manguezais e ampliação da rede de esgotamento sanitário), além de escolher a Baía para um projeto-piloto de turismo náutico.
O Centro de Excelência Náutica, fruto de parceria da União com o governo estadual, será referência para o desenvolvimento da atividade náutica no País. A idéia é abrir a capital baiana para o universo das embarcações de recreio e cruzeiro, reforçando a infra-estrutura de portos, piers, marinas e hotéis já existentes, investindo em capacitação de mão-de-obra e na promoção e apoio a eventos nacionais e internacionais.
Com a iniciativa, a população será economicamente beneficada: a náutica é apontada mundialmente como um dos setores que mais geram postos de trabalho por dólar investido. A Secretaria de Turismo visa abocanhar um mercado de 5 mil barcos europeus que deixam anualmente a Europa rumo ao Caribe, que passam em frente à costa do Nordeste, por causa das correntes marítimas, além de 32 mil barcos que dão a volta ao mundo.
A Baía de Todos os Santos é perfeita para a prática de travessias a nado, regatas, passeios e competições com veleiros e escunas, além do mergulho a sítios arqueológicos. A infra-estrutura de apoio conta com marinas, atracadouros, clubes, pousadas, restaurantes e centros de treinamento, entre outros equipamentos
O Ministério do Turismo recebeu um projeto para realização do Plano de Desenvolvimento Náutico da Baía de Todos os Santos. Este projeto foi aprovado em dezembro de 2007 e a Secretaria de Turismo trabalha em cima do Plano, que indica todas as ações necessárias para a transformação da Baía de Todos os Santos no principal destino de turismo náutico do Brasil.
O Carnaval de Maragogipe:
Localizada a 133 quilômetros de Salvador, a cidade de Maragojipe, no Recôncavo Baiano, teve seu carnaval tombado como patrimônio imaterial da Bahia.
A festa da cidade de 37 mil habitantes é um exemplo da cultura oriunda da miscigenação entre negros e brancos que produziu uma manifestação muito particular, preservada a mais de dois séculos por seus moradores de acordo com as pesquisas realizadas pelo Instituto de Patrimônio Historio Artístico e Cultural (Iphan).