Editoria: Vininha F. Carvalho 12/05/2009
Desembarcam em Salvador, nesta terça-feira (12/5), 22 empresários e presidentes das principais empresas de turismo da França, que juntas, representam 90% do mercado naquele país e movimentam 12 milhões de euros por ano.
O evento é promovido pela revista francesa Univers des Voyages e apoiado pela Bahiatursa, Secretaria de Turismo da Bahia e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O grupo permanece no Brasil até sexta-feira (15/5).
O secretário de turismo, Domingos Leonelli e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva vão recepcionar os empresário franceses amanhã, terça-feira (12/5) durante o jantar de abertura do evento no hotel Pestana Convento do Carmo.
Na quarta-feira (13/5), pela manhã, os empresários conhecem pontos turísticos da capital soteropolitana. Às 14h30 visitam o projeto Pracatum, no Candeal e, às 16h, se encontram com Sérgio Mamberti, presidente da FUNARTE, que fará uma apresentação sobre cultura e história brasileira.
Neste ano da França no Brasil, a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana Decat França, ressalta que a visita dos presidentes das grandes redes de distribuição, sites de venda on-line e associações do turismo francês é muito importante para a Bahia e deve alavancar ainda mais o fluxo de visitantes entre os dois países.
“Estes presidentes e empresários vão vivenciar o que há de melhor no turismo de alto padrão na Bahia, estando aptos a viabilizar a vinda de turistas qualificados, de alto poder aquisitivo, além de promover debates abrangendo os aspectos turísticos, sócio-econômicos e culturais do nosso Estado”.
Franceses no Brasil:
De acordo com estudos da Embratur, os destinos mais visitados pelos franceses em viagens a lazer são: Rio de Janeiro, Salvador, Foz, São Paulo e Parati. O gasto médio desses turistas é de US$ 64 e têm como interesses sol e praia, natureza e cultura. Quanto ao grau de instrução, 80% têm nível superior ou pós-graduação. Sobre a intenção de retorno ao Brasil, 93% dos turistas da França pretendem voltar ao País.