Brasil destaca-se como destino de Saúde

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/05/2009

Ao longo dos últimos anos, o Brasil vem consolidando sua posição de destaque no setor mundial de Saúde. O conhecimento e as técnicas dos médicos brasileiros, a tecnologia de ponta dos hospitais e a qualidade dos prestadores de serviço do segmento nos colocam em evidência frente ao mercado internacional.

A excelência da Saúde no País desperta a atenção estrangeira e estimula a economia com um fenômeno recente: o Turismo de Saúde. A cada ano recebemos um número crescente de estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de tratamentos médicos e odontológicos.

O prestígio dos nossos profissionais, qualidade no atendimento, calorosa relação médico-paciente e preço mais acessível são alguns dos motivos pelos quais os nossos médicos e hospitais são procurados.

Dados do Ministério do Turismo apontam que, nos últimos três anos, 180 mil pacientes vieram realizar tratamentos médicos no país. O turista de saúde é quem, em média, fica mais tempo no país - 22 dias - e mais gasta - US$ 120 por dia.

Esse movimento ainda é recente, em comparação com países emergentes como Índia, Tailândia e Cingapura, locais que receberam cerca de um milhão de pessoas para procedimentos médicos em 2007, segundo dados da Câmara Britânica do Comércio. Entretanto, a Organização Brasileira de Turismo (OBT), aponta que o segmento deve movimentar aproximadamente US$ 60 bilhões entre 2012 e 2015.

Ao mesmo tempo em que importa pacientes em busca de tratamentos médicos, o Brasil vem se destacando em suas exportações no setor de Saúde. A indústria brasileira de insumos e equipamentos médico-hospitalares, odontológicos e de laboratórios faturou, no ano passado, R$ 8,8 bilhões.

O número representa um crescimento de 22% em relação a 2007. As exportações totalizaram US$ 581 milhões, registrando um crescimento de quase 11% em relação às vendas externas de 2007.

Os dados são apontados em levantamento do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) realizado para a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), entidade que reúne 320 associadas que, juntas, respondem por 91% do faturamento do setor.

O crescente interesse internacional em relação ao mercado de saúde no País pode ser constatado durante a HOSPITALAR - Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, considerada a maior feira de Saúde e mais importante fórum do setor na América Latina, que acontece 2 a 5 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo,

No ano passado, o evento reuniu 1.200 expositores, das quais 440 empresas eras estrangeiras, provenientes de 33 países (36% a mais do que na edição nterior). Nos últimos cinco anos, a feira cresceu mais de 300% no número de expositores estrangeiros. A 16ª edição deve bater novamente recorde de participação estrangeira, em expositores e visitantes internacionais, uma vez que o Brasil é visto e reconhecido como uma porta de entrada para o mercado latino-americano de saúde.

A última edição gerou um volume de negócios de R$ 4,4 bilhões em vendas e recebeu 78.000 visitas profissionais. A expectativa para essa edição é ainda mais positiva e reflete do setor de Saúde no contexto mundial. Por meio da atualização dos profissionais da área, investimentos em tecnologia, qualidade na prestação de serviços e do constante intercâmbio de conhecimento e técnicas, a Saúde terá todas as condições para continuar ocupando posição de destaque e abrindo novas portas para o nosso País.


Autoria: Dra. Waleska Santos - médica e empresária, presidente das feiras Hospitalar e OdontoBrasil e vice-presidente do grupo Couromoda/Hospitalar/HairBrasil, com sede em São Paulo








Fonte: Marcela Ruas / Approach