Rio de Janeiro realiza sua primeira edição do RJ Restaurant Week

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/04/2009

A cidade maravilhosa será palco de um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo, o Rio de Janeiro Restaurant Week 2009, versão brasileira de um dos maiores acontecimentos gastronômicos do mundo.

Em sua primeira edição carioca, que acontecerá entre os dias 11 e 24 de maio, restaurantes de diversos estilos e etnias vão agitar a cidade em uma maratona gastronômica.

O evento Restaurant Week surgiu em Nova York há 17 anos, para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o movimento dos restaurantes na época de baixa temporada “Slow Season”. A idéia se espalhou pelo mundo e hoje o evento acontece independente da semana da moda, em diversas importantes capitais.

O objetivo inicial era movimentar os restaurantes, mas a ação se mostrou excelente para a conquista de novos clientes e criar um movimento turístico em torno da gastronomia de cada cidade.

O desafio que o evento impõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas: almoço por R$ 25 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert não incluso).

Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades. No Rio de Janeiro, importantes instituições estão sendo analisadas para receber essa ajuda.

O RJ Restaurant Week será uma grande oportunidade para os cariocas conhecerem a gastronomia de muitos dos bons restaurantes da cidade a preços promocionais. Os organizadores desejam com isso atrair novos consumidores em época de baixa temporada, conquistar novos clientes que usualmente não visitam estabelecimentos mais caros e, de um modo geral, criar um movimento turístico em torno da gastronomia local.

Casas importantes já confirmaram participação no evento, dentre elas estão: Miam Miam da chef Roberta Ciasca, Nam Thai – que traz a sua exótica cozinha tailandesa, Blason - restaurante localizado na imponente Casa Julieta de Serpa, A cadeia Gula Gula de Pedro De Lamare que conta com 9 casas, Azurra que oferece a tradicional cozinha italiana, Sawasdee Bistrô que explora o sabor das diferenciadas receitas asiáticas, entre muitas outras.

Quem trouxe o Restaurant Week para o Brasil foi o empresário de gastronomia paulista, Emerson Silveira, inspirado em sua paixão pela gastronomia e conhecimento do evento de Nova York, onde viveu 12 anos. Emerson acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas, a gastronomia e o turismo.

“Eu sabia que aqui também daria certo, afinal, em termos de gastronomia, nossa cidade está no mesmo patamar de Paris, Roma e Nova Iorque”, comenta.

A versão carioca do evento colocará o Rio de Janeiro junto a cidades como Washington, Boston, Londres, Amsterdã e outras 100 grandes cidades do planeta nessa grande Maratona Gourmet. As casas participantes são aprovadas por um comitê formado por chefs e donos de restaurantes locais visando à participação de casas de qualidade reconhecida no evento, em diversos bairros da cidade. No Rio de Janeiro os restaurantes ainda estão sendo selecionados e o comitê organizador do RJ Restaurant Week está em fase de definição.

A expectativa de Emerson é que a população carioca Rio de Janeiro receba a idéia como a cidade de São Paulo. A quarta edição do evento na capital paulista, que aconteceu entre 2 e 15 de março, contou com a participação de 123 importantes casas que permaneceram lotadas durante as duas semanas de maratona gastronômica.

Em São Paulo, a grande movimentação surpreendeu as mais positivas expectativas dos participantes. Hugo Delgado, chef do restaurante mexicano Obá, revelou que a casa triplicou seu movimento em comparação com uma semana normal, sem promoção. “Que delícia trabalhar com a casa cheia e que lindo quando nossos fregueses de carteirinha nos parabenizam ao ver a casa lotada”, declarou.

O destacado restaurante Arábia recebeu um grande número de novos visitantes em busca dos prazeres de sua gastronomia típica. Em apenas três dias de evento a casa teve um aumento de 50% do seu movimento.

Nancy Saeki, do restaurante japonês Shintori, participante pela primeira vez, está impressionada com a repercussão. Ela afirma que cerca de 90% do público não faz parte da lista de sua clientes assíduos e muitos estão conhecendo a casa pela primeira vez.

“Estamos satisfeitos com a reação positiva dos clientes. Este é o reconhecimento do nosso trabalho e de todo o cuidado que temos em oferecer pratos de qualidade”, declarou.

O francês Marcel recebeu um grupo de jovens executivas que afirmaram nunca ter ido a um restaurante Francês “chique” antes. A casa, acostumada a um baixo movimento no almoço, durante estes dias consegue lotar todos os dias da semana. E essa experiência não foi só deles. O agito aconteceu por todas as 123 casas participantes.

Além da intensa movimentação nas casas, o Restaurant Week também mostra sua força no que diz respeito à cidadania com os valores de contribuição para a Fundação Ação Criança, instituição beneficiada com o 1 real a mais cobrado de cada participante do evento.

Até o ano passado, em três edições do evento na capital Paulista, a arrecadação havia ficado em torno de 60 mil reais. Mas a expectativa atual é de que sejam arrecadados, até o último dia desse evento, R$ 80 mil reais.

O início foi muito difícil, conta Emerson, com muitas dúvidas se deveria insistir ante o receio por parte dos restaurantes em participar. Mas hoje, após 5 edições do evento realizadas no Brasil, 4 em São Paulo e 1 em Recife, Emerson comemora a aceitação do evento em São Paulo e o estrondoso sucesso de público que o Restaurant Week obteve. “Surreal” é como Emerson define o sucesso da 4ª. edição paulista.

Mas outras já estão preparadas: além do Rio de Janeiro em maio, já tem datas pré-definidas em Brasília, de 6 a 19 de julho, e novamente entre Recife de 20 a 31 de julho.


Fonte: Denise Cavalcante