Editoria: Vininha F. Carvalho 24/06/2009
Competitividade, perseverança, comprometimento, espírito aventureiro...a segunda maior prova off-road do mundo representa tudo isto e muito mais aos participantes, como a dupla da Equipe Acelera Siriema que tem "rali nas veias"
Para os apaixonados por off-road, o Rally dos Sertões representa muito mais que uma prova. Quem já conhece esta aventura, dificilmente fica fora do próximo grid. Quem experimenta pela primeira vez, diz que é um sonho realizado. Seja qual for a definição, a edição 2009 reúne 47 duplas de carros, 55 pilotos de motos, sete de quadriciclos e sete trios na categoria caminhões de 11 países, todos eles com "rali nas veias".
"No Sertões precisamos ter alta concentração, enorme senso de competitividade e excelente capacidade de superar obstáculos. Minha vida gira em torno disto e aqui temos um gostinho especial. Mas acima de tudo, desistir jamais", é assim que define o piloto Luiz Facco, que todos os anos não abre mão de participar do segundo maior rali do mundo.
O paulista parte para o quinto ano na prova e agrega a bagagem dos anos anteriores para enfrentar este desafio de 5.036 quilômetros durante 10 dias. "Para mim é sensacional a experiência de ter a cada curva uma emoção diferente, onde qualquer deslize ou desconcentração pode significar o final da prova", completa.
Já o cearense acredita que como tudo é intenso demais, o competidor precisa dar o melhor de si em cada situação que prova exige. "O Sertões é o nosso Dakar, você vive com muita intensidade e adrenalina, mas é prazeroso e um grande desafio. Por isto temos de fazer o melhor sempre. Quando for para navegar, navegar o melhor possível, quando for para trocar um pneu tem de dar o seu máximo, se tiver poucas horas para descansar, dormir o melhor possível. Tem de ser assim sempre", explica Deusdará.
O navegador ressalta alguns pontos necessários para superar as dificuldades por ser um rali que exige muito dos participantes. "Tem de ter uma cabeça muito boa, pois é cansativo não somente o desgaste físico, mas também mentalmente é estressante. Além do mais você precisa ter um bom relacionamento com a equipe, paciência, perseverança entre outras coisas".
Todas as 10 etapas apresentam dificuldades nos mais diversos tipo de terreno. Haverá dias por exemplo, como na quarta etapa (27/6) com 762 quilômetros dos quais 487 de trechos cronometrados, que os competidores precisarão enfrentar cerca de 9 horas de prova, onde o desgaste físico e metal chega ao extremo. Por isto, a importância de uma boa estratégia e logística para driblar os obstáculos ao longo dos 5.036 quilômetros. O roteiro da edição 2009 inclui passagens por Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Facco e Deusdará chegou no domingo (21/6) em Goiânia e se unem ao restante da equipe que já se encontra na cidade. É a primeira vez correm juntos um Rally dos Sertões. O primeiro desafio da dupla da Equipe Acelera Siriema aconteceu na terça (23/6), a partir das 19h00, quando participaram do Super Prime, em uma pista montada de frente ao Shopping Flamboyant. A regra é pisar fundo num circuito fechado, onde dois a dois, são marcados os melhores tempos e então definido o grid de largada para a primeira etapa.
A Equipe Acelera Siriema conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, SI Indústria, Yokohama e Marinho Pneus e apoio da 4x4 Experts. Acompanhe a cobertura no site da equipe