Projetos no Ceará conquistam Troféu Roteiros do Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/06/2009

Mais de 90 destinos, regiões e roteiros turísticos de todo o País disputaram o título de exemplo de sucesso do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (Mtur). Dentre eles, oito casos foram selecionados e receberão o Troféu Roteiros do Brasil no dia 2 de julho durante o Salão de Turismo em São Paulo. O Ceará teve dois projetos selecionados.

Na categoria Roteiro Turístico, o trabalho escolhido foi a Rota das Emoções, que envolve ainda o Piauí e o Maranhão. Na categoria Sustentabilidade Sociocultural, o projeto agraciado foi o Mundo Jeri: a pluralidade cultural no artesanato, realizado em Jericoacoara, litoral oeste do Estado.

Em ambos os projetos, o Sebrae atua diretamente como agente de desenvolvimento, capacitando o destino, fomentando o empreendedorismo e promovendo a competitividade das micro e pequenas empresas.

A Rota das Emoções é um roteiro que engloba 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão e é executado pelo Sebrae nos três estados, tendo a parceria do Ministério do Turismo, governos estaduais e prefeituras locais. O trabalho conta com um esforço conjunto das lideranças locais e é resultado do projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, implementado pelo Sebrae e Ministério do Turismo.

Capacitações, instalação da governança regional, formatação de novos produtos, criação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), participação em eventos nacionais e internacionais para a promoção do destino, melhoria na gestão das empresas e na qualidade das estruturas e serviços ofertados são algumas das ações promovidas pelo projeto desde que foi implantado, em 2005.

O objetivo é tornar a atividade turística ainda mais dinâmica, despertando o interesse de turistas brasileiros e estrangeiros, por meio da construção de parcerias, da promoção da integração e do compromisso dos envolvidos, do adensamento dos negócios na região, da inclusão social, do resgate e da preservação dos valores culturais e ambientais e do aumento de investimentos e serviços ofertados na região.

De acordo com o superintendente do Sebrae no Ceará, Carlos Cruz, ao longo desse tempo, os resultados alcançados com o trabalho incentivaram o fortalecimento de parcerias e contribuíram para o desenvolvimento turístico local.

“O reconhecimento do Ministério do Turismo prova que estamos no caminho certo, porém ainda há muito por fazer e o Sebrae não mede esforços em empenhar-se nesse trabalho”, diz.

Mundo Jeri:

O segundo projeto do Ceará selecionado pelo Mtur é o Mundo Jeri: a pluralidade cultural no artesanato. Esse trabalho começou a ser realizado em janeiro de 2008 e em pouco tempo atingiu excelentes resultados.

Jericoacoara foi escolhida pelo Ministério do Turismo como destino referência no segmento Sol e Praia dentro do projeto dez Destinos de Referência.

A proposta é estruturar os destinos adotando a segmentação como estratégia de planejamento e desenvolvimento do turismo. Para executar o projeto, o Mtur escolheu o Sebrae no Ceará.

A implementação do projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais e leva à formação de um grupo gestor que assume o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade da ação. No processo participativo é mobilizada a iniciativa pública estadual e municipal. Participam também os representantes do trade turístico e as entidades específicas do segmento.

O trabalho envolve três linhas de aplicação do design nos negócios: design gráfico (artesãos, costureiras, restaurantes), design de moda (artesãos e costureiras) e design de interiores (comércio de lojas).

A estratégia adotada é a aplicação da Vivência - que é uma metodologia que visa buscar soluções de design com foco na valorização da cultura e do saber local. Para tanto busca aproximar o design do artesão e do pequeno empreendedor.

O projeto beneficiou 37 pequenos empreendedores (proprietários de restaurantes e lojas) e 40 potenciais empreendedores (artesãos e costureiras).

Como resultado dessa grande ação, foi produzida uma coleção de moda praia, um catálogo, cartões de visita, brindes, cardápio de restaurantes, projetos de design de interiores e a ambientação de uma loja em Jericoacoara. Tudo isso terá reflexos positivos para o turismo local, que tem um apoio prioritário do Sebrae no Ceará em ações conjuntas com o Ministério do Turismo.

Troféu Roteiros:

O Troféu Roteiros do Brasil será entregue em cerimônia solene durante a 4ª edição do Salão do Turismo, que acontece de 1º a 5 de julho no Parque do Anhembi em São Paulo. O prêmio é uma comemoração aos cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que tem entre seus objetivos a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos e o aumento do tempo de permanência e gasto médio dos turistas.

Os vencedores serão contemplados com divulgação no site e em documentos, releases e projetos do Ministério do Turismo. Além disso serão apresentados no Núcleo do Conhecimento do Salão de Turismo.

“Isso é um reconhecimento pelo trabalho. Eles estarão em uma vitrine para o Brasil inteiro, porque o Salão do Turismo é um momento em que o País se reúne e compartilha com outros territórios suas experiências exitosas”, afirma a coordenadora de Regionalização, Saskia Freire Lima

Relação dos projetos selecionados:

Gestão Turística de Destino – Itabirito (MG)

Planejamento e Gestão do Turismo Regional – Circuito Turístico do Ouro (MG)

Roteiro Turístico – Rota das Emoções (CE/PI/MA)

Roteiro ou Destino Turístico Segmentado – Roteiro Turístico de

Sol e Praia Costa dos Corais/AL

Sítio Eletrônico Promocional– Sítio eletrônico da Estrada Real (MG)

Material Promocional – Material Promocional das Regiões Turísticas do Paraná: Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Cenários do Tempo-Campos Gerais; Corredores das Águas, Estradas & Caminhos; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Curitiba e Região Metropolitana; Terra dos Pinheirais; Vales do Iguaçu-Sudoeste do Paraná (PR)
Sustentabilidade Ambiental em municípios – Santana do Riacho (MG)
Sustentabilidade Sócio-Cultural em municípios – MundoJeri: a pluralidade cultural no artesanato - Jijoca de Jericoacoara (CE)

Fonte: Sebrae/CE

Endereço: