Editoria: Vininha F. Carvalho 12/06/2009
Aparecida(SP) pode sediar de um dos maiores eventos religiosos do mundo. O município, que tem como símbolo o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, está na disputa com Bogotá (Colômbia) para realizar o VI Congresso Internacional das Cidades Santuários em 2111.
Como parte do apoio à candidatura do Brasil, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), participou do Congresso Internacional das Cidades Santuários, em Fátima, Portugal, entre os dias 4 e 6 de junho.
O País foi representado pela executiva do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) de Portugal, Neila Araújo, pelo prefeito da cidade, Márcio Siqueira, e pelo secretário de Turismo de Aparecida, Diego Samaha, além de representantes de redes hoteleiras da região.
"Os organizadores querem trazer o evento para a América do Sul e as chances de o Brasil vencer essa disputa são grandes. Durante a apresentação, mostramos a infra-estrutura da nossa cidade e o projeto do Centro de Convenções com capacidade para receber 15 mil pessoas, que será inaugurado em 2111”, explicou o secretário Diego Samaha.
Os organizadores do Congresso farão uma visita técnica ao Brasil em agosto e a escolha da cidade sede do VI Congresso Internacional de Cidades Santuários deve ser divulgada até o mês de setembro. De acordo com a executiva do EBT em Portugal, Neila Araújo, a Embratur vai apoiar a visita da comitiva ao Brasil.
“O Instituto vai organizar e viabilizar toda a visita técnica da comitiva à cidade de Aparecida, em mais uma ação de apoio para a captação deste evento para Brasil”, afirmou.
A Embratur conta com uma política de suporte à captação de eventos internacionais técnicos, científicos ou esportivos para o Brasil por meio de uma série de ações, como a produção de dossiês de candidatura, envio de cartas de apoio, apresentações, contatos com órgãos federais, além de fazer visitas de inspeção técnica e protagonizar ações promocionais.
Após a confirmação do País como sede, a Embratur promove ações para ampliar o número de participantes e sua permanência. Em 2008, o Instituto apoiou a captação de 32 eventos para o Brasil, que serão realizados até 2014.