Editoria: Vininha F. Carvalho 08/06/2009
Fomentar o acesso à alta gastronomia, fomentar a economia do setor ao promover experiências únicas de degustação de menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) nos melhores estabelecimentos a preços competitivos. Estes são os principais objetivos do Recife Restaurant Week (RW), evento que acontece pela segunda vez na capital pernambucana entre os dias 15 e 28 de junho.
Entre as novidades da segunda edição, a ampliação dos dias de festival e do número de casas participantes. A pedido dos próprios restaurateiros, o festival será realizado durante 14 dias em detrimento dos 11 dias da versão anterior. Em 2009, serão 43 casas, sendo mais de 20 delas estreantes no RW. Entre as novas casas que aderiram ao circuito deste ano estão o Wiella, It, Da Noi e Verdicchio.
O circuito Restaurant Week nasceu há 12 anos em Nova Iorque e, desde então, acontece em mais de 100 cidades ao redor do mundo como Paris, Boston e Washington D.C. No Brasil, o evento estreou em São Paulo e Recife foi a segunda capital a sediar o evento. O Recife Restaurant Week, promovido pela Engenho de Comunicação, Restaurant Week Brasil e Mica, acontece nas cidades de Recife e Olinda.
“O objetivo principal do projeto é democratizar o acesso à alta gastronomia”, revela Daniella Gouveia, da Engenho. Para isso, renomados nomes da cozinha local servirão suas criações a preços promocionais: almoço a R$ 27,00 e jantar por R$ 41,00. Em cada refeição, R$ 2,00 serão destinados para o Instituto Helena Andrade, entidade sem fins lucrativos.
O evento também representa uma excelente vitrine para a cidade, que, além de ser o maior polo gastronômico da Região Nordeste e o terceiro no País, passa a integrar o calendário da gastronomia mundial.
“Nosso patrimônio artístico-cultural é nosso maior diferencial em relação aos destinos concorrentes e nossa gastronomia é referencial não só na região, mas no cenário nacional”, opina Silvio Costa Filho, Secretário de Turismo de Pernambuco. Durante o circuito, os amantes da gastronomia poderão saborear as melhores receitas das mais diversas cozinhas praticadas na cidade: desde a regional, passeando pelas cozinhas francesa, peruana, italiana, japonesa e contemporânea.
A tendência é que os restaurantes repitam o excelente desempenho apresentado em 2008. No total, foram vendidos mais de 5.500 menus completos de degustação e algumas casas registraram um incremento de até 100% no movimento, como foi o caso do horário de almoço do Restaurante Mingus.
Os campeões de vendas foram os restaurantes É, Chiwake e Villa e a venda total dos menus do festival resultou em um montante de R$ 11 mil em doações para a creche Dr. Albérico Câmara. A realização conta com patrocínio da Setur-PE, Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e do Sebrae. São apoiadores do evento o Hipercard, Eisenbahn, Cantu, Jornal do Commercio, Beach Class Resort e Facform. As parcerias são reflexo do sucesso do festival em 2008.
Serviço:
Recife sedia Restaurant Week, principal evento gastronômico mundial
O quê: Degustação completa a preços promocionais em 43 estabelecimentos de Recife e Olinda
Quando: 15 a 28 de junho
Restaurantes Participantes
1.Adega
2.Applebees
3.Bar 10
4.Barbarico
5.Bonaparte Lounge
6.Botequim da Hora
7.Café Portenho
8.Camarada
9.Chateau Brillant
10.Chez Georges
11.Chiwake
12.Da Noi
13.Dix Sept
14.Dom Ferreira Forneria
15.Due
16.É
17.Eki
18.Ferreiro Café
19.Gio Pizzeria D.O.C & Grill
20.It
21.Just Madá
22.Kojima
23.La Cuisine
24.Le Monde
25.Libório
26.Maisom do Bonfim
27.Mingus
28.Mirage
29.Nez
30.Nippon
31.O Pátio Café & Cozinha
32.Oficina do Sabor
33.Orla
34.Palatari
35.Pantagruel
36.Patuá
37.Pomodoro Café
38.Ponte Nova
39. Sushi Yoshi
40. Taberna Japonesa - Quina do Futuro
41.Verdicchio
42.Via Ápia
43.Villa Cozinha de Bistrô
44.Wiella Bistrô