APPM disponibiliza conteúdo da Pesquisa “A Cara de São Paulo”

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/05/2009

Já está disponível no site da APPM – Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado, a versão para download da Pesquisa “A Cara de São Paulo”, estudo cujo objetivo foi conhecer os símbolos que representam a Cidade de São Paulo e sua relação com seus habitantes.

A Pesquisa mostra o quanto o perfil de São Paulo mudou nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, a figura que representava a cidade, segundo seus próprios moradores, era a um homem altamente sedutor e poderoso que, ao mesmo tempo, era boêmio e gostava muito de trabalhar. Já a figura de 2009 vem representada por uma mulher que é executiva e mãe.

Outro aspecto é que das diversas personalidades indicadas, várias não nasceram na cidade. “Para ser paulistano, nessa cidade plural, não é exigida a certidão de nascimento com o carimbo de nenhuma de suas maternidades, basta viver aqui, ser envolvido por ela e participar de seu ritmo, estilo e, sobretudo, se deixar conquistar por toda sua força e energia. Ser paulistano, portanto, não significa nascer, mas sim viver em São Paulo”, afirma Antonio Prado, o Paeco, diretor da APPM.

O material é uma fonte riquíssima de dados. É possível abordar aspectos diferentes e traçar perfis do paulistano em relação a diversos segmentos como sexo, escolaridade, idade e renda, e cruzá-los com categorias como Personalidades; Lugares; Informação; Comércio e Serviços; e Hábitos e Cultura.





Fonte: Ana Paula Ruiz

Endereço: