Biruta desenvolve projeto inovador de mídia e responsabilidade socioambiental

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/01/2009

A Biruta Mídias Mirabolantes chega com um novo projeto de verão que promete virar mania na estação mais quente do ano, agitando e conscientizando a população sobre a importância da preservação ambiental nas praias do litoral paulista.

O projeto fará parte do Programa Onda Limpa, desenvolvido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), contando com um mix de ações previstas para acontecer durante os meses de janeiro e fevereiro, atuando durante 18 horas diárias de terça a domingo.

O objetivo do Onda Limpa é levar melhores condições de saúde pública e qualidade de vida à população da Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo, elevando o índice de coleta e tratamento de esgoto de 53% (2007) para 95%, até 2010. O Programa beneficiará 1,86 milhão de residentes e 1,64 milhão de visitantes, com investimentos na ordem de R$ 1,4 bilhão.

Com uma proposta de mídia baseada na responsabilidade socioambiental e utilidade pública, o projeto de verão prevê uma série de ações ao longo do litoral paulista. O conceito é simples: “se a população cuida bem do meio ambiente, a natureza se mantém preservada como uma ótima área de lazer”, explica Alan James, diretor de Inovação da Biruta.

Seis equipamentos serão utilizados na limpeza da areia das praias. As máquinas vão retirar 20 centímetros de areia e um rolo de impressão vai estampar a mensagem “Onda Limpa” e a logomarca do Governo do Estado de São Paulo na areia.

As novidades não param por aí. Para tornar o projeto ainda mais atraente para o público e torná-lo receptivo às mensagens transmitidas, será montada uma tenda itinerante em pontos-chave da praia onde serão oferecidos serviços gratuitos divididos em dois grupos: aulas e atividades, que contarão com massagem, ioga, equipe de cooper, alongamento, recreação, e empréstimos de materiais, onde os banhistas poderão utilizar pranchas de surf, discos, petecas, bolas de futebol, bóias infantis, tabuleiro de gamão, entre outros.

Também serão distribuídas, durante as ações, 350 mil sacolas biodegradáveis e 40 mil sachês com protetor solar. Tudo isso será disponibilizado gratuitamente, em troca de um saco de lixo coletado na praia.

O “Onda Limpa” conta ainda com um plano de mídia verão, com algumas mídias do portfólio da Biruta: propaganda aérea, bikedoor, kite mídia e ações de abordagem que divulgará o projeto de forma massiva por toda região.



Fonte: Holofote