Santa Catarina oferece um enorme potencial turístico

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/03/2009

O litoral de Santa Catarina é um dos mais bonitos do Brasil. A Costa Verde Mar é um mostruário completo de suas belezas mais exóticas. As cidades praianas apresentam areia limpa e branca e água azul transparente. Já as cidades mais afastadas do mar são emolduradas por morros verdejantes e natureza preservada.

Cidades com infra-estrutura e programação intensa para atender turistas, dividem espaço com pacatos e tranqüilos vilarejos de pescadores. Essa diversidade possibilita inúmeras opções de diversão durante todo o ano. O fluxo turístico está concentrado durante a temporada de verão. Contudo, há opções de lazer e divertimento o ano inteiro. Especialmente no outono quando as paisagens ficam ainda mais luminosas e as águas permanecem quentes, perfeitas para o mergulho.

A vida noturna agitada, as inúmeras opções de compras, a gastronomia diversificada e a cultura preservada são alguns dos atrativos da rota do sol, composto pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Destacamos:


- Balneário Camboriú :

No mais tradicional roteiro turístico de Santa Catarina, existe três alternativas de conhecer a região pelo alto. No Morro do Careca, na divisa com Itajaí, pode-se ter uma visão privilegiada da cidade e do mar. Lugar preferido pelos adeptos do vôo livre; recebeu este nome pelo topo ser totalmente liso. A chegada é bem estruturada, com rampa de acesso, deques de madeira e paisagismo. Para se chegar ao topo do morro é necessário pegar a Estrada da Rainha e subir 600 metros de acesso asfaltado. Além dos saltos de parapente e asa-delta, os esportistas radicais praticam modalidades como rapel e escaladas.

No Morro da Aguada, para chegar, é necessário pegar o bondinho aéreo. O embarque é pelo Parque Unipraias, onde o visitante paga uma taxa para encarar o teleférico super confortável até 240 metros de altura. No percurso, o cenário é ímpar. Ao fundo, o Rio Camboriú e o molhe vão ficando para trás e o turista se aproxima da Mata Atlântica. Na estação intermediária, aprende-se educação ambiental através do contato com a natureza. Para quem quer se divertir, nesta área o Parque de Aventuras conta com local destinado à prática do arvorismo. Quem optar, pode passear pelas trilhas em deques de madeira até chegar a dois mirantes. Deles, vê-se a região por um ângulo bastante diferenciado.

Também em Balneário Camboriú, o Morro da Cruz mantém uma estátua religiosa, batizada de Cristo Luz. A subida é feita de carro ou através de ônibus gratuitos. Para entrar no complexo há uma taxa de ingresso. O visual compensa. Mar e edifícios se mesclam, como num quadro colorido. Dos mirantes dá para fazer fotos que ficarão para sempre guardadas.


- Bombinhas :

Como boa parte do município está localizada dentro da Mata Atlântica, com áreas ainda preservadas e intocáveis, há diversas trilhas que descortinam paisagens exuberantes em Bombinhas. Aos mais aventureiros a sugestão é pegar a trilha que parte da Praia de Zimbros. Outra dica é a trilha do Parque Municipal do Morro do Macaco, que fica em Canto Grande, provavelmente a mais procurada. O passeio é feito somente a pé e do alto do morro avista-se o arquipélago do Arvoredo e as belas enseadas do Mariscal e Zimbros.


- Navegantes :

O Morro da Pedra, no bairro de Escalvados, é um dos pontos mais altos de Navegantes. O acesso é pela BR-470, até chegar a entrada para o município de Luis Alves. Na divisa dos dois municípios fica o ponto elevado. Se não quiser ir a pé, a subida exigirá veículo com tração nas quatro rodas. Os especialistas em vôo livre dizem que o lugar é muito bacana para saltos de parapente, mas é indicada somente para pilotos experientes. A rampa natural serve não somente à prática do vôo livre, mas também para trilhas ecológicas.

- Itajaí :

No Centro, com possibilidade de enxergar praticamente toda a cidade e municípios vizinhos, o Morro da Cruz em Itajaí tem 180 metros de altitude e do topo tem-se uma bela visão do encontro das águas do Rio Itajaí-Açu com o mar, da cidade de Navegantes e da entrada da Barra. Antes chamado de "Morro do Rodi", nome da família que morava no topo, desde 1920 passou a se chamar Morro da Cruz, data em que foi fincada a cruz comemorativa do Primeiro Centenário da cidade. A estrada de acesso é fácil e bem sinalizada. No alto há mirantes bem estruturados e um restaurante construído com pedras no estilo medieval. O empreendimento acabou se transformando em mais uma atração e opção de lazer no município portuário.

- Camboriú :

Com relevo de planície na região central, Camboriú é cercado por montanhas e trechos de relevo ondulado. O ponto mais alto é a Pedra da Gurita ou o Pico da Pedra, situado no Morro da Congonha e cuja altitude é de 720 metros. Deste ponto, muito procurado por montanhistas e adoradores da natureza, se tem vista para todo o município e região. Foi um ponto estratégico durante a 2ª Guerra Mundial, de onde a Força Expedicionária Brasileira (FEB) fazia observações.

- Penha :

O Morro da Praia Vermelha é um dos lugares onde a visão mais vai longe em Penha. Para chegar não é necessário muito esforço, já que a estrada é de chão, porém bem cuidado e de fácil acesso. O visual é muito bacana, onde mar e Mata Atlântica se fundem deixando a paisagem num tom único.




Fonte: Oficina das Palavras