Editoria: Vininha F. Carvalho 24/10/2008
As mais importantes feiras mundiais de produtos orgânicos levam a marca Biofach. A edição para promover a América Latina acontecerá de 23 a 25 de outubro, em São Paulo, e deverá reunir mais de 300 expositores. O segmento de produtos orgânicos movimenta cerca de US$ 45 bilhões no mundo, segundo a "Organic Monitor", sendo que o Brasil participa com US$ 250 milhões.
O Projeto Organics Brasil, que promove os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, trará para a feira cinco executivos de importadoras através do Projeto Comprador, iniciativa da Apex-Brasil e do IPD que cria um ambiente de negócios para os empresários brasileiros com foco em exportações.
As empresas convidadas são: Organic Valley e New Organics (Estados Unidos), Eosta (Holanda), AEON (Japão) e Pronatura (França).
"O Projeto Comprador é uma excelente oportunidade de negócios e, principalmente, uma oportunidade para que os executivos das grandes redes estrangeiras conheçam os empresários brasileiros e nossos produtos. Usamos o slogan "orgânico por natureza", que define a imagem que os países têm do Brasil e que atesta a qualidade dos produtos brasileiros.
O potencial de crescimento é muito grande, especialmente em insumos para cosméticos, alimentos e têxteis. Dos produtos processados, aqueles que têm valor agregado, embalagens e descritivo de sustentabilidade são os que chamam mais a atenção", explica Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil.
Além das 64 empresas que fazem parte do Projeto Organics Brasil, outros empreendimentos poderão participar das rodadas de negócios, através de uma adesão provisória. "O objetivo é proporcionar o máximo de negócios e fortalecer a imagem da marca Brasil", diz Liu.
As empresas e cooperativas que vêem ao Brasil são:
- Organic Valley (Estados Unidos) - responsável por 10% do volume do mercado americano de orgânicos, é a maior cooperativa americana com 1.183 produtores orgânicos, lidera o fornecimento de ingredientes para as maiores indústrias mundiais. É a maior distribuidora mundial de frutas, verduras, laticínios, ovos e carnes.
- Eosta (Holanda) - tradicional distribuidor de verduras, legumes e frutas orgânicas e biodinâmicas.
- New Organics (Estados Unidos) - comercializadora de ingredientes interessada em soja, trigo, cevada e grãos para ração animal.
- AEON (Japão) - maior rede de varejo da Ásia, com mais de 4.400 lojas em todo o mundo. É a maior rede de supermercados japonesa.
- Pronatura (França) - distribuidor de frutas e verduras orgânicas para todo mercado europeu e 41 países ao redor do mundo.
O projeto Comprador para orgânicos é uma iniciativa do Projeto Organics Brasil, desenvolvido pela Apex-Brasil e pelo IPD, e nesta edição conta com a parceria do Planeta Orgânico.
Sobre o Organics Brasil:
O Projeto Organics Brasil é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada (Instituto de Promoção do Desenvolvimento e Federação das Indústrias do Estado do Paraná) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.