Penedo oferece diferentes atividades e passeios ecológicos.

Editoria: Vininha F. Carvalho 17/07/2009

Um grupo de cem imigrantes chegou à região em 1929, liderados por Toivo Uuskalio. Depois de se instalar na Fazenda Penedo, criaram um projeto comunitário, de retirar o sustento do grupo da propriedade rural. Criaram, assim, uma sociedade diferenciada, estranha para os padrões locais. Tinham princípios pacifistas, naturalistas e alimentação vegetariana. Prezavam a ecologia e o ambientalismo e Penedo se transformou neste espaço privilegiado no interior do Rio de Janeiro.



Pontos turísticos:

Casa da Pedra: teve início sua construção em 1932. Levou 14 anos para ser finalizada. Faz parte ainda do complexo arquitetônico o conjunto de ruínas da igreja inacabada em frente à casa. Esta casa, foi construída pelo colono finlandês Toivo Asikainen para receber sua noiva que viria da Finlândia. O casamento foi feito por procuração. Ao chegar, a moça não se acostumou com o calor tropical e voltou para sua terra natal. Localização - Av. Casa das Pedras, 664. Visitação Turística - Somente com permissão da administração.

Marco do Cinqüentenário: O monumento encontra-se no Largo Finlândia próximo à Sede do Clube Finlândia. Foi erigido em 1979 pelo artista finlandês Ville Virkkilã, em homenagem aos 50 anos de imigração finlandesa. Ele é todo esculpido em aço inoxidável e mostra seis pássaros migratórios, típicos do norte da Europa, em pleno vôo. Está soldado sobre base de granito quadrada. Localização - Largo da Finlândia


Casa do Papai Noel (Pequena Finlândia):Com arquitetura típica finlandesa, a atração homenageia o personagem mais ilustre da Finlândia: o Papai Noel. Um pequeno condomínio de lojas coloridas oferece aos turistas os mais variados souvenirs, roupas e peças típicas da região e da cultura européia. Casa do Papai Noel (24)351-2002.

Museu Dona Eva: Era uma coleção particular, que foi doada ao Clube Finlandês em 1993. É composta por cerca de 600 peças desde o início do século até os dias de hoje. Há tapeçaria, trajes típicos e artesanato, além de muitas fotos e curiosidades.


A noite: Quem quer desfrutar de bailes típicos pode ir no sábado ao Clube Finlândia e assistir às apresentações. A atração principal é o "Penedon Parhaat", grupo de jovens que primeiro se apresenta e depois ensina à platéia os passos das danças típicas.


Parque Nacional do Itatiaia: Foi a primeira área do país a oficialmente se constituir em Unidade de Conservação, no dia 14 de junho de 1937. Este Parque está localizado entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O relevo montanhoso do Parque Nacional do Itatiaia inclui as encostas abruptas da Serra da Mantiqueira, voltadas para o Estado do Rio de Janeiro e que dão origem a notáveis penhascos. No ponto culminante do maciço do Itatiaia está o pico do Itatiaiaçu, nas Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude.

Existem outros picos importantes acima de 2.500 metros. Os rios que nascem no Itatiaia, devido ao grande desnível do terreno, freqüentemente formam cachoeiras, como as do Véu de Noiva e Maromba. O Parque também conta com museu e centro de visitantes. O acesso é fácil, já que está próximo da Via Dutra. Para chegar às Agulhas Negras deve-se, a partir da Via Dutra, tomar a estrada que leva a Itamonte.


Pico do Penedinho:

Uma trilha de cerca de 600 metros de extensão leva o turista ao topo do Pico do Penedinho, de onde se pode avistar não só Penedo, como também as regiões vizinhas (centro de Itatiaia e Resende), além da Parte Baixa do Parque Nacional de Itatiaia. Penedo conta também com pequenas cachoeiras acessadas por trilhas curtas. A cidade conta também com três haras para cavalgadas pela região.


O Caminho das Pedras: As caminhadas ecológicas estão entre os programas preferidos pelos turistas. Um roteiro, no qaul a atração maior é a região do Planalto, com suas formações rochosas de estranhos formatos e tamanhos - responsável por muitas lendas e à qual se atribui um local de energia positiva e alto astral - tem como atração maior o Pico das Agulhas Negras. Há outras opções que também atraem os adeptos do turismo aventura, como é o caso da região conhecida como Três Picos.

Três Picos: O acesso se dá por uma trilha situada próxima ao hotel Simon, e que está em bom estado de conservação. Mesmo assim só pode ser percorrida a pé. São cerca de 3 horas de caminhada, com direito, ao final da aventura, a apreciar a vista deslumbrante que se descortina das cidades do Vale do Paraíba, a uma altitude de cerca de 1600 metros.

Planalto: Justamente no inverno, uma das estações preferidas para caminhadas, são as trilhas que levam ao Pico das Agulhas Negras. O acesso para lá se dá a partir da localidade de Registro, onde se chega pela rodovia BR 485 que liga as cidades do sul de Minas. Vale lembrar que os 13 km de estrada do Parque estão em condições precárias.

A maioria dos visitantes não busca o Planalto para escaladas. Preferem opções mais tranqüilas, como os passeios que levam à base das Prateleiras, com suas pedras de formatos curiosos, e que podem ser feitos em menos de duas horas.

A cara do macaco, a tartaruga, a maçã, o tubarão. Enfim os formatos das pedras se sucedem, e têm uma curiosa particularidade, são formações rochosas de nefelino sienítico. As rochas magmáticas não têm sílica. Os estudiosos garantem que só existem 4 montanhas do mundo com essas características, como a de Itatiaia. Um dos locais preferidos é a Pedra do Altar. Para se chegar até lá são cerca de 3 horas de caminhada. Algumas cachoeiras, como a das Flores, enfeitam a região.

Artesanato: Uma fábrica de velas existente há 30 anos é um prato cheio para quem gosta de decoração da casa ou do escritório. São velas e castiçais das mais variadas cores e modelos. Os tapetes também são peças de bom gosto. Ao todo, são 50 lojas de artesanato.


Pousada Marias-sem-vergonha: O Pouso das Marias-Sem-Vergonha, localizada no alto de Penedo (Itatiaia-RJ), a 160 km do Rio de Janeiro e 264 Km de São Paulo, reúne tranqüilidade e conforto em um terreno de 15 mil metros quadrados incrustado em meio à mata atlântica.

O local que abriga a Pousada Marias-Sem-Vergonha era uma antiga casa de colonos finlandeses e a época já atraia visitantes em busca de clima agradável, natureza exuberante e terapias saudáveis, como a sauna, típica da cultura daquele país.

A procura regular pela localidade despertou o desejo das proprietárias em desenvolver um projeto para a construção de uma pousada. Assim, surgiu a Marias-Sem-Vergonha, que leva em seu nome uma homenagem a flor que está presente em toda sua extensão e jardins.

Com cinco charmosos chalés amadeirados, criados exclusivamente para receber casais sem filhos, o pouso garante momentos de muito romantismo aos hóspedes.

No restaurante, pratos a base de salmão e truta, além das fondues. Há ainda na pousada sala com lareira, sauna finlandesa, mini piscina com hidromassagem, piscina natural, salão de jogos, além de uma biblioteca que abrange desde gibis, livros de arte, livros sobre plantas, poemas, contos e romances.

Uma boa opção é fazer trilhas com a companhia de um guia, conhecedor da floresta e dos rios da principal atração da região: o Parque Nacional de Itatiaia. Esta atividade permite ao turista entender melhor o ecossistema da Mata Atlântica.

Para quem deseja se refrescar, a dica é visitar a Bacia de Pedra, que reserva um ótimo banho de rio, e também a Cachoeira de Deus, uma das mais belas da localidade.

Para os que preferem aventuras menores, uma boa opção é desvendar as surpresas que existem na própria pousada. Pode-se caminhar pela trilha da floresta nativa local e aproveitar os binóculos e walk-talks especiais, cedidos no início de cada estadia, para praticar bird-watching.







Fonte: Leonardo Zanon / Rogler