Salão do turismo 2009 enfocará o aquecimento no turismo doméstico

Editoria: Vininha F. Carvalho 17/12/2008

Na quinta-feira, dia 27 de outubro, o Ministério do Turismo e a Alcantara Machado Feiras de Negócios lançaram em São Paulo o 4º SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL 2009. O evento acontecerá de 1 a 5 de julho de 2009, no Pavilhão de Exposições do Anhembi - SP.

Na oportunidade, o Ministro Luiz Barretto afirmou que "o SALÃO DO TURISMO é um importante espaço para o turismo brasileiro. Hoje o evento é voltado tanto para quem quer conhecer os destinos turísticos brasileiros como para quem quer comprar e vender, tudo no mesmo espaço físico.

Na terceira edição, em 2008, tivemos 90 mil visitantes e mais de R$ 32 milhões de recursos gerados para a cidade de São Paulo, além da primeira experiência com a área de comercialização. O 4° SALÃO com certeza terá um grande salto de qualidade e se consolidará como o principal evento de turismo no Brasil".

Barretto acrescentou que "vivemos uma crise internacional de grande intensidade, mas, como toda crise, esta é geradora de oportunidades. Com a desvalorização do real perante o dólar, nós temos a oportunidade de ter um grande verão para o turismo brasileiro e há uma perspectiva de crescimento do turismo doméstico. Houve uma queda de 30% dos gastos brasileiros no exterior e um aumento de 10% dos gastos de estrangeiros no País. A procura pelo produto Brasil vai aumentar já no curto prazo, uma vez que ele está mais barato para os estrangeiros".

Principal evento da área de turismo receptivo no Brasil, o 4º SALÃO DO TURISMO será promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e organizado pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, com a expectativa de chegar aos 50.000 m2 de área de exposição. "A grande novidade do evento neste ano, incentivada pelo Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Nogueira, é a criação do Salão Virtual.

Nós vamos oferecer um instrumento para os expositores para que o SALÃO permaneça no ar os 365 dias do ano", informou Eduardo Sanovicz, Diretor do Evento.

Voltado ao público final, o SALÃO DO TURISMO 2009 terá á área institucional - com a participação das Secretarias de Estado de Turismos e Governo Federal, manifestações artísticas, rodada de negócios, novos projetos, cozinha, agricultura familiar, jóias do Brasil, núcleo do conhecimento, artesanato/saber fazer, casas do conselho e gastronomia - e a área de comercialização, que permitirá aos visitantes comprar os mais diversos produtos e serviços turísticos.

Participaram da solenidade o Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo, Claury Santos; o Secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes; o Secretário Estadual de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli; o Show Manager do evento, Lawrence Reinisch; autoridades e representantes do Governo Federal, Estados e Municípios do Brasil; além de empresários e executivos do trade turístico.

Sobre o SALÃO DO TURISMO:

Realizado pela primeira vez em 2005, a proposta do SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL era apresentar ao Brasil os roteiros turísticos trabalhados pelo Programa de Regionalização, com enfoque na promoção. Visando consolidar essa proposta, na edição de 2006 foi criado o Balcão de Comercialização, onde operadoras e agências de viagens colocavam seus produtos à venda. Em 2008, essa estrutura evoluiu para a Área de Comercialização que, além da presença de operadoras e agências, disponibilizou espaço para venda de outros serviços relacionados ao turismo, como hotéis e parques temáticos.

Mais informações:

4º SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL

Data: 1 a 5 de julho de 2009

Horário:

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo / SP

Fonte: Antonio Alves / Elaine Tessarolo