Eco Vivencia promove o turismo educativo em Avaré

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/07/2008

Após as férias de Julho, muitas escolas retomam as atividades escolares que estimulem os alunos a fazer uma leitura de mundo mais próxima da realidade. “Entre as estratégias procuradas pelos educadores está o estudo do meio, que é uma forma de olhar o mundo além dos muros da escola. Os alunos tem a oportunidade de ir buscar "em campo"(in loco) os dados necessários para responder a uma questão ou para tentar confirmar ou descartar uma hipótese de trabalho” explica Marcos Engelstein, Assessor Pedagógico do Ibiquá Eco Resort.

Os programas do Eco Vivência são desenvolvidos nas instalações do Hotel Ibiquá Eco Resort, localizado na margem da represa de Avaré, nos meses de agosto a novembro ou de março a junho com duração de um a três dias, conforme a opção da escola e os objetivos a que se propõe.

“Esse tipo de turismo educativo não é exclusivamente uma saída da sala da aula ou um passeio. Ele começa antes, na escola, com o preparo dos alunos para a coleta de dados e o levantamento das questões a serem respondidas. Da mesma forma, o trabalho não se encerra na volta do estudo do meio. Os alunos deverão tabular e analisar os dados coletados, para resolver as questões levantadas anteriormente”, continua Engelstein.

“O Ibiquá Eco Resort já desenvolve alguns projetos de proteção de flora e fauna e de conhecimento da cultura regional e quer estender essa consciência para a comunidade através da escola. A proposta é trabalhar atividades como oficinas, práticas de pesquisa e laboratório, discussões e reflexões acerca de temas previamente selecionados, de acordo com os conteúdos pedagógicos das séries e das faixas etárias”, conta o empresário Stefan Weltzer.

“Durante a hospedagem os professores e alunos são auxiliados por monitores com formação superior, geralmente das áreas de Biologia, Geografia, História, Educação Física e Turismo. Eles foram especialmente treinados para a realização dos trabalhos, tanto no que se refere às questões conceituais como na segurança desses jovens.

Aos monitores cabe o papel de parceiro do professor, no sentido de ajudar a direcionar o olhar dos alunos para a coleta de dados, segundo a instrução dos professores, sem interferir nas questões educacionais diretamente. Afinal, ninguém conhece melhor o aluno que o professor” relada Marcos Engelstein.

“A convivência proporcionada pela aproximação da viagem também é muito importante tanto para professores como para estudantes, pois, é uma situação educional que não está restrita às paredes da escola e às carteiras em fila. Vai além! É nessa hora que o professor consegue perceber certas habilidades, certos saberes de alunos geralmente quietos ou daqueles que não param quietos e identificar o crescimento de outros, que costumam ser bons ligados apenas aos conhecimentos dos livros.

Já os estudantes têm a chance de conhecer os professores em outro contexto, sem as costumeiras preocupações com a disciplina mais estreita, exigida em sala de aula. Além disso, existem momentos de lazer, que ajudam a estreitar as relações professor/aluno, indispensáveis para que a Educação ocorra", descreve Assessor Pedagógico.

No Eco Vivencia há programas que se encaixam de 1ª a 8ª séries com temas diversos como educação ambiental, reciclagem, cultura indígena, turismo rural, animais e vegetais, solo, água, entre outros.

Em todos os roteiros, são incluídas atividades de educação ambiental relacionadas à água e ao lixo, questões de preocupação mundial cujo estudo é essencial à formação do cidadão. Nos intervalos das atividades, os alunos desfrutam de todas as modalidades de lazer e esportes que o hotel oferece.


Fonte: Estilo Press