Rio de Janeiro será primeira cidade brasileira a obter a classificação hoteleira

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/07/2008

Através de uma parceria do Imetro, Mtur e ABIH Nacional, está havendo a reformulação da matriz da classificação hoteleira. O diretor da ABIH nacional, Alexandre Sampaio, apresentou durante o seminário promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (Cob) as questões que envolvem a classificação dos Meios de Hospedagem.

De acordo com ele, pelo Rio de Janeiro ser candidata à sede das olimpíadas, um modelo experimental de classificação será implantada nos hotéis da cidade. Após a imersão do Ministério do Turismo com o Imetro para depurar a matriz da classificação, um novo modelo de auto-classificação está sendo gerado por meio eletrônico para os hotéis e, o questionário, será preenchido com a ajuda de estagiários de turismo, selecionados através de um convênio com as universidades locais. O Imetro também está treinando uma equipe para, após a auto-avaliação, validar o resultado.

Esse sistema de auto-classificação também vigorará em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília e Salvador cidades que, caso o Rio seja eleito como sede dos jogos, também abrigarão algumas disputas. No Rio a classificação não será cobrada e é uma oportunidade dos hotéis se avaliarem e transformar essa avaliação em classificação.

"O cadastro das empresas de turismo é obrigatório já a classificação não é. Mas, os estabelecimentos classificados serão os únicos a usarem a simbologia de estrelas. Em agosto haverá a auto-classificaçõa dos hotéis do Rio e, em setembro, das demais cidade envolvidas com os jogos olímpicos, já que estas precisam de uma quantidade menor de quartos” declarou Alexandre Sampaio.



Fonte: ABIH