Museus do Brasil serão qualificados para o turismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/09/2008

O Ministério do Turismo e o Ministério da Cultura lançaram no dia 26 de agosto, no Rio de Janeiro, o Programa de Qualificação de Museus para o Turismo. O objetivo do projeto é transformar os museus em atrações com maior potencial turístico. Neste primeiro momento, R$ 2 milhões serão investidos na qualificação de sete museus espalhados pelo País. O encontro ocorreu no Museu Nacional de Belas Artes.

“A proximidade entre turismo e cultura significa diversidade de produtos turísticos. No mundo inteiro, essa relação é muito próxima o que faz existirem grandes filas nos museus. A competição no setor turístico é enorme e por isso qualificação é tão importante”, afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

As instituições contempladas neste primeiro momento são: Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro; museus de Arte Sacra da UFBA, na Bahia; Casa das Artes do Divino, em Goiás; Museu da Inconfidência, em Minas Gerais; Museu Emílio Goeldi, no Pará; Museu do Homem do Nordeste, em Pernambuco; e Museu Oceanográfico, no Rio Grande do Sul.

Entre as ações que serão realizadas nos museus estão: capacitação de profissionais, elaboração de guias, inserção nos circuitos de turismo cultural, renovação de técnicas expositivas e ampla divulgação.

A escolha desses museus e dos demais está ligada ao fato de estarem localizados em algum dos 65 destinos indutores do turismo determinados pelo MTur.

“Hoje, somente sol e praia não garantem a permanência do turista. Temos que criar meios para que o turista fique mais dias e o turismo cultural propicia isso”, analisou Barretto.

O programa também prevê a obras de melhoramento da infra-estrutura dos museus, aquisição de equipamentos, promoção das lojas dos museus e folheteria trilingüe.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, revelou que já está sendo desenvolvido pela Embratur, em parceria com o ministério, um produto turístico que se chamará Museus Brasileiros e terá como objetivo divulgar as instituições no mundo. Ele considera de suma importância que os museus sejam visitados pelo turista nacional, além dos visitantes estrangeiros.

“Os museus abrigam múltiplas visões. No Brasil, eles são subestimados como equipamentos turísticos, mas isso vai mudar com esse aprofundamento na relação com o Ministério do Turismo”, disse Ferreira.

Fonte: Leonardo Figueiredo