Caravana Brasil visitará 20 destinos em 2008 e 2009

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/09/2008

Caravana Brasil Nacional, projeto da Braztoa com Sebrae e Ministério do Turismo, visitará 20 destinos em 20 estados até o ano que vem. As primeiras oito viagens (cinco com operadoras e agentes de viagem, duas somente com operadores e uma só com agentes para o 30º Encontro Comercial Braztoa) ocorrem entre outubro e dezembro deste ano (veja a lista abaixo) e terá as inscrições abertas a partir do dia 5 de setembro.

O objetivo da Caravana Brasil é promover a realização de viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos, novos ou já comercializados, e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor.

“O projeto tem como foco o apoio à comercialização e o estímulo à ampliação e diversificação da oferta turística”, diz a coordenadora Daniela Sarmento.

A parceria com o Sebrae possibilitará novas ações, que não estavam contempladas nas edições anteriores. Uma será a realização de capacitação junto aos fornecedores do destino a ser visitado, com o intuito de melhor prepará-los para atender operadores e agentes de viagens, bem como adequar seus produtos às necessidades do mercado.

Nas viagens exclusivas com operadores, serão realizados “encontros de negócios”, reunindo dois tipos de empresários, o operador de turismo, comprador que demanda um produto ou serviço, e o fornecedor, que dispõe de determinado produto ou serviço, possibilitando a convergência de interesses e o estabelecimento de negócios, conforme conveniência.

Nas demais viagens, serão promovidos “encontros de conhecimento”, onde pretende-se estimular a produção de uma apresentação do destino e dos produtos e serviços turísticos, pelos fornecedores e instituições locais, para operadores de turismo e agentes de viagem, de forma diferenciada.

Posteriormente, serão feitas apresentações aos fornecedores e representantes institucionais locais das avaliações feitas em relação ao destino/produto pelos operadores de turismo/agentes de viagem durante a visita.

Cabe à Braztoa, como executora do projeto, a mobilização dos participantes, a organização e realização das viagens e o preparo da cadeia produtiva dos destinos para a recepção dos profissionais visitantes, bem como das suas avaliações.



VIAGENS DO CARAVANA BRASIL PARA OPERADORES EM 2008

PR - Curitiba e Paranaguá (Trem de Luxo) - 08 a 12 de outubro

ES - Vitória e Serra Capixaba - 26 a 30 de novembro



VIAGENS DO CARAVANA BRASIL PARA OPERADORES E AGENTES EM 2008


SC - Florianópolis e Litoral Sul - 29 outubro a 2 de novembro

RJ - Paraty - 12 a 16 de novembro

MG - Cidades Históricas/Estrada Real - 19 a 23 de novembro

RS - Bento Gonçalves e Serra Gaúcha - 03 a 07 de dezembro

MS - Campo Grande, Pantanal Sul e Bonito - 10 a 14 de dezembro



VIAGENS DO CARAVANA BRASIL PARA AGENTES EM 2008


SP - São Paulo - 7 a 9 de novembro









Fonte: Adrian Alexandri