Trem do Pantanal começará a operar em maio de 2009

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/08/2008

Já está marcada a viagem inaugural do Trem do Pantanal, que percorrerá o trecho entre as cidades de Campo Grande e Miranda, no estado do Mato Grosso do Sul, em maio de 2009. A definição se deu no dia 6/8, na capital sul-mato-grossense, durante encontro entre o governador André Puccinelli e o presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda. A Serra será a responsável pelas operações do novo equipamento turístico.

Na próxima semana, uma equipe técnica da Serra Verde (concessionária há mais de 10 anos dos trens turísticos do Paraná) seguirá de Curitiba - sede da Serra Verde - para o Mato Grosso do Sul, para iniciar os procedimentos de implantação da empresa. O grupo será coordenado pelo diretor da concessionária Adonai Arruda Filho.

Ainda nesta data, pouco antes do encontro com Puccinelli, que se responsabilizou pela revitalização das estações ferroviárias, Adonai Aires se encontrou com os empresários do turismo do Estado, para lhes apresentar o projeto e solicitar opiniões para melhor desenvolvimento e divulgação do novo trem. A composição terá sete vagões (um econômico, um executivo e cinco turísticos), com capacidade total de 408 passageiros.

De acordo com plano inicial, as operações acontecerão sempre aos sábados e domingos, sendo feito no sábado o trajeto Campo Grande / Aquidauana / Miranda e, no domingo, o sentido inverso. Ao todo, serão 260 quilômetros de extensão com duração da viagem de pouco mais de 8 horas. Os valores das passagens ainda não estão definidos, pois dependem de acerto entre a Serra Verde e a América Latina Logística, responsável pelos trilhos.

Fonte: MAPA Comunicação