Memorial Irmã Dulce é incluído no roteiro oficial do turismo de Salvador

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/04/2008

O Memorial de Irmã Dulce, o " Anjo bom do Brasil" localizado no prédio principal das Obras Sociais Irmã Dulce - OSID, em Salvador, faz parte do roteiro turístico oficial da capital baiana. A decisão é da diretoria da Bahitursa, empresa de turismo do governo do Estado, que será responsável pela divulgação do memorial em congressos e eventos no Brasil e entre os empresários do trade turístico.

A divulgação deverá ganhar ímpeto a partir do Congresso Internacional de Peregrinos que será realizado em São Paulo, no mês de julho. O objetivo, segundo Maria Rita Pontes, superintendente da OSID, é de incrementar em 30%, no mínimo, o número de visitantes do memorial, atualmente no patamar de 4,5 mil por mês.

O contrato de parceria entre a OSID e a Bahiatursa prevê a inclusão do Memorial de Irmã Dulce no chamado do roteiro turístico da cidade baixa, que integra, entre outros monumentos, as igrejas do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim.

Inaugurado em 1993, o memorial abriga nove mil itens que relatam a trajetória de irmã Dulce, que faleceu em 13 de março de 1992, entre eles o hábito usado por ela, fotografias, documentos, maquetes, livros e outros objetos pessoais.

Preserva, ainda, da forma como foi deixado, o quarto onde irmã Dulce dormiu em uma cadeira de balanço por mais de 30 anos por conta de uma promessa. Também pertencem ao acervo a imagem do século XIX de Santo Antônio, que pertencia à família da freira. A visita se estende ao túmulo de irmã Dulce, localizado na Capela do Convento do Santo Antônio.

Maria Rita afirma que é cada vez maior a presença de peregrinos estrangeiros no memorial, vindos principalmente da Itália e Portugal.

" Muitos guias trazem turistas para o memorial, mesmo sem a divulgação formal da sua existência. Agora, com o apoio da Bahiatursa, seguramente o fluxo de visitantes aumentará significativamente".

O interesse dos peregrinos e devotos tende a crescer em razão das notícias de que a beatificação de irmã Dulce, pela cúpula da Igreja Católica, está cada vez mais próxima e deverá ocorrer ainda este ano. O processo de beatificação começou dia 17 de janeiro de 2000 e está em fase final de avaliação no Vaticano.

Fonte: Sérgio Toniello