Brasil sedia reunião de mega operadores de turismo dos EUA

Editoria: Vininha F. Carvalho 01/04/2008

Começa nesta terça (01) e vai até a próxima segunda-feira (07) a reunião da diretoria USTOA (United States Tour Operators Association), principal associação de operadoras emissivas dos Estados Unidos. Grupo visita o Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador

Os 48 membros da diretoria da entidade, proprietários das maiores operadoras norte-americanas, estão no Brasil com o objetivo de realizar o planejamento da USTOA para 2009.

A viagem começa no Rio de Janeiro, onde a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, fará, nesta terça-feira às 14 horas, uma apresentação sobre o turismo internacional do Brasil para a diretoria da associação.

Em seguida, à tarde, o grupo faz uma visita aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e participa de um jantar no Copacabana Palace. No dia seguinte (02), às 9 horas da manhã, acontece a reunião interna de planejamento das atividades da USTOA em 2009.

Na quinta-feira (03) o grupo embarca para Florianópolis, de onde seguirá para o Costão do Santinho Resort. À noite, os participantes serão recebidos em jantar na casa do governador Luiz Henrique da Silveira e, no dia seguinte, farão uma visita guiada pela cidade.

No sábado (05) o grupo chega a Salvador, onde será recepcionado pelo Bureau de Resorts e seguem, posteriormente, para o Costa do Sauípe Resort. No domingo (06), visitam o Projeto TAMAR, passeiam em Salvador e pernoitam no Convento do Carmo Hotel.

Na avaliação da presidente da Embratur, ao ser escolhido para receber esta importante reunião da diretoria da USTOA, o Brasil se qualifica ainda mais como um destino potencial para os turistas norte-americanos em 2008 e 2009: “Essa decisão nos dá um verdadeiro selo de aprovação do mercado, abrindo novas perspectivas para o nosso trabalho com os operadores daquele país”, disse.

Os executivos do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) das Costas Leste e Oeste dos Estados Unidos, Miguel Jerônimo e Enzo Avezum, acompanham o grupo durante toda a viagem que conta ainda com a parceria da companhia aérea TAM e da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Depois da Argentina, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil (721.633, em 2006). O turista norte-americano tem um gasto médio diário de U$ 138,8 e permanece 17,2 dias em sua estada no Brasil.