Brasil mostrou a sua cultura e gastronomia na Alemanha

Editoria: Vininha F. Carvalho 31/03/2008

O Brasil compareceu à International Tourism Bourse (ITB) Berlim, um dos principais fóruns anuais da indústria do turismo internacional, de 05 a 09 de março, mostrando alguns exemplos do que há de melhor no Brasil.

O objetivo do evento foi despertar o interesse de operadores e turistas em potencial para as principais atrações turísticas e fomentar o crescente fluxo de visitantes alemães ao País.

Ocupando um estande de 846 m², a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) levou à feira uma delegação de 73 co-expositores, incluindo órgãos oficiais de promoção turística – estaduais e municipais, e representantes de empresas e associações do trade, entre companhias aéreas, hotéis, agências, operadores e imprensa especializada.

Para atrair a atenção do público e ajudar a reforçar o desejo de conhecer melhor os destinos do Brasil, o estande contou ainda com uma intensa e variada programação de apresentações e performances ao vivo. Foram atrações que retrataram diversos aspectos da arte, cultura e gastronomia brasileiras.

O carnaval brasileiro, por exemplo, foi representado por bonecos gigantes de Olinda e por um casal de mestre-sala e porta-bandeira do Rio de Janeiro. Outras manifestações culturais também ganharam espaço com mostras das festas juninas que ocorrem por todo o Brasil, e o Bumba-Meu-Boi, tradicional nas regiões Norte e Nordeste. A música e a dança apareceram com apresentações de Frevo, Maracatu e Bossa Nova.

Degustações da culinária de Pernambuco, com seus sabores e aromas, serão promovidas durante a feira, em momentos específicos do evento voltados para o trade e que terão o estande brasileiro como palco, tais como o Encontro de agentes de viagem Lufthansa City Center (05/03); Recepção da TAM Linhas Aéreas e Santur - Santa Catarina (05/03); Lançamento do vôo charter Neckerman/Thomas Cook Frankfurt – Recife (06/03).

Mercado alemão:

A Alemanha é uma das maiores economias da Europa e o sexto país em emissão de turistas para o Brasil. Em 2006, 277.182 visitantes alemães visitaram o País e por ser considerado um mercado de altíssima prioridade pelo Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil - a Embratur continuará investindo em ações promocionais, atuando como parceira de operadores estratégicos e especialistas no Brasil, companhias aéreas e associações turísticas.

Fonte: Embratur