Editoria: Vininha F. Carvalho 04/03/2008
Os 200 anos da chegada de Dom João VI ao Rio de Janeiro será o tema da quinta edição do Rio Bom de Mesa, promovido pela Associação de Restaurantes da Boa Lembrança. Nos menus, pratos elaborados a partir da releitura de receitas do livro “Arte de Cozinha”, escrito por Domingos Rodrigues, cozinheiro de Dom João VI, cuja primeira edição data de 1794.
O festival, este ano, acontece mais cedo, de 11 a 15 de março (terça a sábado). Serão 14 restaurantes recebendo chefs de diferentes lugares do país.
Nos estabelecimentos do Centro, será servido almoço entre os dias 11 e 13. Nos restaurantes da Zona Sul e Barra, as casas servirão o menu do festival durante o jantar entre os dias 13 e 15 de março (quinta a sábado).
Participam do festival os restaurantes Borsalino, Carême Bistrô, Casa da Suíça, Emporium Pax, Esch Centro, Esch Leblon, Giuseppe, Margutta, Bistrô Montagu, O Navegador, Rancho Inn, Sagrada Família, Sushi Leblon e 66 Bistrô.
Este ano, o Rio Bom de Mesa conta com a participação dos chefs Adriana Didier (Beijupira - Porto de Galinhas), André Saburó (Quina do Futuro - Recife), Auricélio Romão (Zé Maria – Fernando de Noronha), Cesar Santos (Oficina do Sabor – Olinda), Duca Lapenda (Pomodoro Café – Recife), Dulce Helena Martinez (Le Foyer – Campos do Jordão/SP), Fabiano de Almeida (Jardim Secreto – Itatiaia), Ivo Farias (Vecchio Sogno – Belo Horizonte), Julio Lemos (Papaguth – Vitória), Magda Ortiz (Fogo Caipira – Campo Grande), Marcos Sodré (Sawasdee - Búzios), Paquito (Parador Valência - Petrópolis), Simone Berth (Wanchako – Maceió) e Zeca D’Acampora (Bistrô D’Acampora – Florianópolis). O evento tem apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, co-realização do SindRio e patrocínio da Tap.
Este será o primeiro ano que o Rio Bom de Mesa organizará dois jantares beneficentes, em vez de apenas um, como de costume. O primeiro acontece no dia 12 de março, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua da Candelária, 09/13º, Centro), a partir das 19h, com renda revertida para o Instituto Marquês de Salamanca.
O menu será comandado pelo chef Fernando Fernandes, do restaurante Bica do Sapato, em Lisboa, que servirá delícias portuguesas como Pastel de bacalhau, Pá de cabrito confitado e assado com geléia de cítricos e batatinha assada com esparregado de nabiças, Cherne braseado com espinafre suados e xarém de amêijoas e, de sobremesa, Pão de ló de Alfeizerão com gelado de alfazema.
A enóloga portuguesa Felipa Pato fará a harmonização dos vinhos servidos no evento. No dia 14, acontece o segundo jantar beneficente do festival no restaurante Vizta, no Hotel Marina Palace (Av. Delfim Moreira, 630, Leblon), a partir das 20h. O chef Felipe Bronze será o responsável pelo menu, cujos vinhos também serão harmonizados por Felipa Pato. A renda deste evento será em prol do Instituto da Criança.
Durante o Rio Bom de Mesa, quem provar as receitas do menu especial leva para casa o Prato da Boa Lembrança em cerâmica pintada à mão com a imagem de Dom João VI e o Rio de Janeiro ao fundo (o critério para a entrega do brinde varia em cada restaurante).