Editoria: Vininha F. Carvalho 23/05/2008
A Embratur está dando mais uma tacada para a divulgação do Brasil como destino para a prática de golfe entre os europeus. Para isso participa, de 22/05) até sábado (24/05), da primeira edição da Portugal Golf Show, com o objetivo de tornar o País um ponto de referência para golfistas, profissionais e empresas do setor.
Por meio do Bureau de Golfe e do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal, o Instituto vai distribuir, durante os três dias de evento, material promocional sobre campos de golfe, hotéis e operadoras brasileiras associadas ao Bureau para os cerca de 10 mil visitantes esperados pela organização do evento.
“Queremos mostrar aos portugueses todo o nosso potencial para a prática do golfe”, afirma Neila Araujo, executiva responsável pelo Escritório B rasileiro de Turismo em Portugal.
O Brasil dispõe hoje de mais de 100 campos, em praticamente todas as regiões do País , 23 deles ligados diretamente ao turismo, sendo que 15 fazem parte de hotéis e resorts construídos nas regiões mais belas do Brasil.
“As condições climáticas do nosso país permitem usufruir desses campos praticamente o ano inteiro e o golfista de Portugal pode contar com uma estrutura infra-estrutura turística de nível internacional”, reforça ela.
“Nossa participação no evento tem como objetivo trazer mais informações ao mercado português sobre o esporte no Brasil e nos sentimos muito à vontade, pela proximidade da cultura e da língua, para promover nosso país junto ao grande número de golfistas, profissionais, empresas do setor e agentes ligados à indústria do golfe que prestigiam o evento”, diz Albert Gauss, coordenador -geral do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe.
Ações Embratur:
O golfe é um dos onze produtos turísticos através dos quais a Embratur passou a promover o Brasil no exterior. Durante todo o ano de 2008 serão desenvolvidas várias ações tendo como alvo mais de dez países, com recursos na ordem de R$ 800 mil. A meta é tornar o Brasil referência mundial do turismo de golfe.
Recentemente, a Embratur apresentou para o mercado o Plano Estratégico do Bureau Brasileiro de Golfe, elaborado em parceria com a Confederação Brasileira de Golfe, com o objetivo de promover os campos de golfe brasileiros para os turistas estrangeiros.
Atualmente, há mais de 30 novos projetos de campos de golfe em andamento no país, a maioria deles ligados a empreendimentos turísticos.
Dados sobre o segmento:
O turismo de golfe movimenta atualmente no mundo, US$ 30,5 bilhões, segundo a IAGTO (associação do trade da indústria turística mundial de golfe). No Brasil, o golfe movimenta cerca de R$ 400 milhões por ano, segundo estimativa da Confederação Brasileira de Golfe.
Já sobre o turismo de golfe, ainda não há estimativas de quanto movimenta, o que deve ser mensurado pela pesquisa sobre o turismo de golfe brasileiro, um dos itens do Plano Estratégico do Bureau Brasileiro de Golfe, como parte de convênio assinado pela Embratur.
Sobre o Bureau:
Criado em 2003 como órgão dentro da Confederação Brasileira de Golfe, o Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe congrega campos de golfe de turismo, hotéis, operadoras turísticas, companhias aéreas e empresas prestadoras de serviço nesta área.
Entre os objetivos do Bureau estão promover mundialmente o Brasil como um destino internacional de golfe, divulgar os empreendimentos de golfe junto aos praticantes brasileiros e apoiar os empreendimentos do ponto de vista técnico, econômico-financeiro e operacional para garantir um padrão de qualidade internacional que permita o crescimento do setor.