Novos destinos ganham destaque no mercado argentino

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/11/2007

No último dia de funcionamento da FIT (Feira Internacional de Turismo), ontem (20), em Buenos Aires (Argentina), operadores e co-expositores do estande do Brasil se mostraram otimistas com as perspectivas de negócios que podem se concretizar a partir da participação no evento. E não é por menos: os agentes de viagens argentinos se mostraram encantados com a diversidade de destinos apresentados pelos estados e empresas que participaram de uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina.

“O argentino adora o Brasil e tem motivos para isto: é perto, com acessibilidade aérea e terrestre, o brasileiro é sempre muito receptivo e o país tem praias maravilhosas, com água morna. Estou surpresa com a diversidade de destinos apresentados aqui e cheia de novidades para mostrar para os meus clientes”, declarou a agente de viagens argentina Liliana Soifer.

Pipa, no Rio Grande do Norte, e Búzios, no Rio de Janeiro, são dois destinos que certamente farão sucesso entre os argentinos no próximo verão. “São lugares lindos com boa estrutura hoteleira. Também gostei muito da oferta de novas pousadas no Nordeste”, diz.

Aberta ao público nos dois primeiros dias (17 e 18) e restrita a profissionais nos dois últimos (19 e 20), a FIT recebeu no ano passado cerca de 200 mil visitantes. Uma bela oportunidade de negócios para operadores de turismo e empresas do setor.

“Para nós é muito importante falar com o público final, mostrar as muitas belezas do Brasil para o turista que vai procurar a agência e decidir onde passar as suas ferias”, explica Jeanine Pires, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Os destinos promovidos precisam, porém, estar acessíveis ao público na hora da compra. É neste momento que entram as operadoras e agências de viagem, que precisam estar preparadas para oferecer o Brasil para o turista argentino.

“Nós já atendemos dezessete operadoras daqui e este ano fizemos contato com mais três. São empresas importantes e esta conversa que se inicia aqui pode gerar grandes negócios no futuro”, empolgam-se Evandro Bonatto e Vicente Reis Filho, da operadora brasileira New Line.

Para eles, destinos nordestinos como Porto de Galinhas, em Pernambuco, Salvador e Costa do Sauìpe, na Bahia, e Natal, no Rio Grande do Norte, farão sucesso na próxima temporada. “O que acontece é que o público com maior poder aquisitivo, que pode pagar mais pelas férias, quer conhecer destinos diferentes”.

A percepção dos empresários é corroborada pela consultora de viagens argentina Sandra Sallovitz. Ela participa todos os anos da FIT com o intuito de descobrir novos destinos para os seus clientes canadenses. “Trabalho em um mercado carente de informações sobre o Brasil e conhecer destinos maravilhosos como Bahia e Litoral Norte de São Paulo faz toda a diferença”, declara.

Apontada pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional como mercado de alta prioridade para o Brasil, a Argentina é o principal país emissor de visitantes para o Brasil (921.061, em 2006), seguida pelos Estados Unidos e Portugal.


Ofensiva no mercado sul-americano

Depois da participação na FIT, a Embratur segue com outras ações na América do Sul. Já na quinta-feira (22/11), marcou presença na Achmart, principal feira de turismo do Chile, dedicada ao segmento multiprodutos, que acontece até o dia 24, na capital Santiago.

Em paralelo, o Instituto também participa do Festival do Turismo de Gramado, que também tem início na quinta (22) e segue até domingo (25). Como parte de suas ações no evento, a Embratur promove uma Caravana Brasil para operadores sul-americanos - do Uruguai, Peru, Paraguai, Bolívia e Equador. Durante sete dias (18 a 25/11), eles vão visitar as cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula e Gramado.

No mês de novembro, a Embratur ainda esteve presente nas feiras MICE Argentina (07 e 08/11), em Buenos Aires, e na FITPAR (09 a 11/11), em Assunção, no Paraguai.

Fonte: Embratur