Porto do Sabor encerra Circuito Delícias em Pernambuco

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/11/2007

A segunda edição do Circuito Delícias de Pernambuco chega ao Litoral Sul pernambucano com a realização do Festival Gastronômico Porto do Sabor de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca. A partir da quarta-feira (21/11) até o dia 2 de dezembro, o Sebrae promove a qualificação culinária em 14 restaurantes.

Cada estabelecimento vai criar um prato exclusivo para o evento, realizado em parceria com a Abrasel, Senac, Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e Instituto do Vinho do Vale do São Francisco.

O lançamento aconteceu na quarta-feira (21/11), às 18h, na Praça das Piscinas Naturais de Porto de Galinhas. O festival vai promover uma grande cerimônia de abertura com a entrega de certificados para os chefes e placas de participação para os restaurantes.

Para envolver a população e visitantes na atmosfera da gastronomia, a programação de lançamento ainda incluiu a exibição do filme Ratatouille, às 19h30, no mesmo local.

A exposição fotográfica itinerante Temperos & Sabores pernambucanos também marca presença ao mostrar vários olhares sobre um mesmo tema no Circuito Delícias de Pernambuco.

Outra novidade do Festival Porto do Sabor acontece hoje,(22/11). O Sebrae vai promover um workshop com a chefe baiana Tereza Paim, no Hotel Armação do Porto, das 9h às 12h. Tereza é arquiteta de formação, mas desenvolve a carreira gastronômica há mais de 15 anos. Ela vai falar sobre sua experiência de sucesso como proprietária do Cattering Pato com Banana e do Restaurante Terreiro Bahia, localizado na Praia do Forte, em Salvador.

O Porto do Sabor será a última parada do Circuito Delícias de Pernambuco, que este ano reuniu cerca de 150 restaurantes em Recife, Garanhuns, Petrolina, Gravatá, Caruaru, Serra Talhada e Triunfo. Além da boa gastronomia, Porto de Galinhas pretende mostrar o trabalho de qualificação e profissionalização que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae.

“A culinária é uma grande aliada do turismo na região. Esta atividade será impulsionada, especialmente, a partir do bom atendimento e do aumento da oferta, com novos produtos de qualidade para uma futura comercialização”, afirma o coordenador da Unidade Sebrae Ipojuca, Dante de Freitas.

As orientações que antecederam a realização do Festival foram definidas há dois meses. Antes da elaboração de pratos exclusivos, os 14 estabelecimentos participantes receberam atenção especial em segmentos como comercialização de vinhos, capacitação de atendimento para garçons, fiscalização da Vigilância Sanitária na manipulação de alimentos e capacitação em vários tipos de corte de carnes, verduras e legumes.

Todo o capricho na pré-produção pode ser conferido em pratos como o ‘Moranga Sr. Juca’, do Fiteiro da Praia, onde o chefe Edmar da Rocha preparou uma moranga de camarão ao molho de pitanga, acompanhada de arroz com açafrão.

Outro destaque é o Restaurante Capitão dos Mares, com o prato ‘Capitão Tuninho’, composto por camarões gigantes na manteiga e alho, acompanhados de arroz piamontês. A variedade de opções do Porto do Sabor também pode ser encontrada na ‘Salada Thaiti’, do Restaurante Barroca, e no ‘Avestruz do Cerrado’, prato idealizado pelo Domingos Restaurante.


Fonte: Sebrae