Paraná anuncia Rota dos Tropeiros sobre duas rodas

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/02/2008

Um projeto-piloto desenvolvido e formatado pela Agência Rota dos Tropeiros e pela Associação dos Empresários de Turismo de Castro (Castrotur), com o apoio do Sebrae no Paraná, Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Castro, promete revelar novos atrativos aos turistas que desejam conhecer a Rota dos Tropeiros de uma outra maneira. Na sexta-feira, sábado e domingo, dias 8, 9 e 10 de fevereiro, será lançado em Castro o Primeiro Roteiro Cicloturístico da Rota dos Tropeiros.

Os visitantes que passarem pela região dos Campos Gerais e quiserem conhecer, de bicicleta e motocicleta, a história, a gastronomia e a cultura, características da Rota dos Tropeiros, poderão escolher entre quatro roteiros, de aproximadamente 40 quilômetros cada um.

Já estão em processo de implantação um sistema de sinalização e mapeamento e também a confecção de material impresso contendo informações que devem facilitar o trânsito de turistas entre as cidades.

Esses caminhos vão ser a base para a implantação de uma rede de quase 70 roteiros que vão interligar os 16 municípios que compõem a Rota dos Tropeiros. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2007, em várias etapas como o levantamento de atrativos da região, fluxo de turistas e outros aspectos ligados ao clicloturismo. O trabalho foi realizado pela Orbiplan, empresa de consultoria ambiental e planejamento turístico.

Gestor de projetos em Turismo do Sebrae no Paraná, o consultor Aldo César Carvalho avalia que a iniciativa de criar esse projeto-piloto é muito importante para o fortalecimento do turismo na região dos Campos Gerais. "Vejo com muito bons olhos essa iniciativa, porque a Agência detectou no cicloturismo uma boa oportunidade para implementar outra alternativa comercial na Rota dos Tropeiros."

O consultor do Sebrae ainda observa que a criação da Agência Rota dos Tropeiros é uma grande vitória no desenvolvimento do turismo na região. "O Sebrae e as entidades parceiras vêm trabalhando há alguns anos na Rota dos Tropeiros. Agora temos a figura da Agência, que contribui com novas propostas e alternativas comerciais para a Rota." Aldo explica que as entidades envolvidas e parceiras, agora, formam um conselho consultivo que vai auxiliar e apoiar as ações da Agência.

Para o presidente da Agência Rota dos Tropeiros, Nicolas Marie Nienhuys, a idéia é aumentar o fluxo de turistas porque o cicloturismo é uma modalidade ainda não explorada em grande escala no Paraná. O Estado de Santa Catarina encontra-se entre os mais organizados do País em cicloturismo.

A cerimônia que marca o início dessa viagem, em duas rodas, acontece nesta sexta-feira, dia 8, no Caffè Per Te, na Praça Manoel Ribas, em Castro, a partir das 8 horas. Mais de 30 pessoas já se inscreveram para conhecer os roteiros, que devem ser percorridos com bicicletas e motocicletas próprias. Informações sobre o Primeiro Roteiro Cicloturístico da Rota dos Tropeiros podem ser obtidas pelo telefone (42) 3232-2200.

Fonte: Sebrae