Editoria: Vininha F. Carvalho 07/02/2008
Em janeiro, a intenção de viagem dos brasileiros alcançou o percentual de 30,5% para os próximos seis meses. Este índice é 12,9% maior que o apresentado em janeiro de 2007, quando 27% dos brasileiros demonstraram desejo de viajar. A sondagem contempla, atualmente, três questões: a intenção de viajar, o destino (se dentro ou fora do País) e o meio de transporte.
Dos que apresentaram o desejo de viajar, 82,2% deverão visitar destinos turísticos nacionais, percentual 5,4% superior ao ano anterior, que foi de 78%.
Os brasileiros que afirmaram ter intenção de viajar para o exterior equivalem ao percentual de janeiro de 2007, quando 15% dos pesquisados responderam que pretendiam fazer uma viagem internacional.
O meio de transporte usado preferencialmente será o automóvel (42%), que somado ao ônibus (12,4%), confirma o propósito de visitas a destinos nacionais. Contudo, a intenção de utilização do avião é expressiva, com 40,3%, o que significa um aumento de 10,4% percentuais em relação ao mesmo período de 2007, quando 36,5% dos brasileiros disseram ter intenção de utilizar o meio de transporte aéreo.
Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur José Francisco Sales Lopes, a pesquisa de sondagem do consumidor vai complementar a estrutura de pesquisa qualitativa que já vem sendo implementada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que desde janeiro de 2004 vem realizando o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo também em parceria com a FGV - onde são ouvidos os empresários do setor.
“Entendemos que a nossa pesquisa qualitativa ficará mais completa ouvindo o que deseja o consumidor”, afirmou José Francisco. Para os próximos meses, a Embratur já solicitou a inclusão de novos itens a serem pesquisados: para quais regiões do Brasil o turista pretende viajar, com quem e qual o meio de hospedagem.
Os resultados desta nova etapa, porém, só deverão começar a ser anunciados daqui a 12 meses, segundo Luiz Gustavo Barbosa, coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria da FGV. “É quando já teremos uma série histórica suficiente para fazermos a avaliação dos resultados”, afirmou.
Sobre a pesquisa:
Os resultados da Sondagem de Expectativas do Consumidor realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgados mensalmente, estão baseados em amostras representativas da população com famílias de todas as faixas de renda, em sete regiões metropolitanas do País: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Porto Alegre, Salvador e Recife.
Além da intenção de viagem, são feitas perguntas relativas à situação econômica do país, situação econômico-financeira da família; orçamento doméstico; mercado de trabalho (grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor).