Minas Gerais deve registrar aumento de 55% no número de turistas

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/01/2008

Cerca de 500 mil turistas devem visitar Minas Gerais durante o Carnaval 2008, um aumento de 55% em relação ao ano passsado. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado (Abav-MG), a animação das cidades históricas e a beleza da Estrada Real são os destinos mais procurados.

"Não temos mar, mas Minas Gerais reúne muitos pontos turísticos interessantes", afirma José Maurício de Miranda Gomes, presidente da Abav-MG.

"O aumento da procura por destinos que podem ser alcançados por meio rodoviário pode ser uma das explicações para isso", avalia a técnica responsável pelo setor de turismo do Sebrae de Minas Gerais Mônica Alencar.

Segundo ela, para aproveitar o aumento do fluxo turístico os empresários devem fazer o possível para superar as expectativas dos clientes e apostar no diferencial local. "Muita gente quer descanso e foge dos grandes centros. As cidades do históricas do interior oferecem mais segurança, um ambiente aconchegante", diz.

Para os que, mesmo no interior, querem quatro dias de folia, Mônica aconselha pousadas e hotéis que oferecem conforto para o descanso. "As pessoas não costumam buscar sofisticação. Só um local para recuperar as energias", acredita.

A quantidade de mineiros que irão passar o feriado em outro estado também cresceu e será 35% maior do que o de 2007. O número de turistas que irão pegar a estrada para deixar Minas Gerais é cerca de 500 mil pessoas.

A pesquisa também revela que o destino preferido dos mineiros no feriadão de Carnaval é a cidade litorânea de Porto Seguro, já que do total de pacotes vendidos até o momento, 70% são para a cidade baiana. "O segundo destino mais procurado pelos mineiros é a cidade do Rio de Janeiro, com 20%", conta o presidente da Abav-MG.

Entre os destinos internacionais, os vizinhos Chile e Argentina são os mais procurados e, juntos, correspondem a 40% dos pacotes vendidos até o momento. Em seguida, aparecem Londres e Paris, ambos com 30%.

Fonte: Sebrae