Cataratas do Iguaçu supera 1 milhão de visitantes em 2007

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/12/2007

As Cataratas do Iguaçu (PR) superaram na manhã desta quarta-feira (19) a marca de 1 milhão de visitantes. Em 27 anos, esta é a quarta vez que o Parque Nacional do Iguaçu, no qual as quedas d’água estão localizadas, ultrapassa tal marca. O levantamento é feito desde 1980.

O feito se repetiu em 1986, 1987 e 2005. Por ter sido o milionésimo turista, o tocantinense Paulo Genez, acompanhado da esposa e dois filhos, foi presenteado com as principais atrações disponíveis no Parque.

O pacote é composto pelo famoso passeio de barco que coloca os turistas a poucos metros de algumas das cerca de 275 cachoeiras que formam o espetáculo, rapel, arvorismo, vôo de helicóptero, uma diária no tradicional Hotel Cataratas, visita ao complexo turístico da usina de Itaipu, um vale compra no valor de U$ 600, entre outras atrações.

A festa foi organizada pelo Instituto Chico Mendes – órgão criado recentemente pelo governo federal para cuidar das unidades de conservação, com o apoio das concessionárias Cataratas do Iguaçu S.A., Cânion Iguaçu, Macuco Safári e Macuco Ecoaventura, Hotel das Cataratas e Helisul. Para o secretário de Turismo da cidade, Felipe Gonzalez, o resultado garante à Foz do Iguaçu posição privilegiada no ranking dos destinos turísticos brasileiros mais visitados.

“O número representa a recuperação da verdadeira vocação da cidade, que nos últimos tempos teve o resultado influenciado por forte defasagem cambial, crise aérea e a quebra da Varig”, observa o secretário.

A parceria estabelecida entre a iniciativa privada e os representantes do Poder Público, que fortaleceu a percepção e a participação do destino em feiras e eventos do setor, a diversidade de atrações, a gastronomia, a segmentação de pacotes de viagens para os diferentes públicos interessados, a ampla rede hoteleira, além da infra-estrutura e a logística existente para a organização de eventos, são os pontos destacados por Gonzalez para obtenção deste resultado. A 12 dias do fim de 2007, as lideranças do setor esperam ainda se aproximar ou, até mesmo, superar o recorde de 1,084 milhão de turistas alcançados em 2005.

Crescimento a vista:

Os resultados que Foz do Iguaçu colhe hoje é fruto de um trabalho que teve início há cerca de três anos, quando os diferentes agentes do setor de turismo resolveram somar esforço.

“Concluímos que ações isoladas não produzem os mesmos resultados que o trabalho compartilhado e desenvolvido em conjunto”, explica Gonzalez. Além de superar a marca do milionésimo visitante em 2007, a meta da cidade para o próximo ano é aumentar o volume de turistas em 20%. Com base no fluxo de visitantes no ano vigente, a projeção representaria um acréscimo de 200 mil visitantes.


Fonte: Guto Descrove