Editoria: Vininha F. Carvalho 10/12/2007
No período de 12 à 19 de dezembro o Vila Naiá recebe Alexandre da Cunha, para a primeira edição do projeto Residências, que consiste numa semana de inspiração para produção de arte. As residências são habituais na Europa, e chegam ao Brasil através do hotel, que se localiza em Corumbau, no Sul da Bahia.
O artista vive e trabalha em Londres e São Paulo. Formado pela FAAP, pelo Royal College of Art e pelo MA Chelsea College of Art and Design, ambos de londres, Alexandre é representado pela Galeria Luísa Strina em São Paulo, e Vila Gold em Londres. Alexandre da Cunha foi indicação de Luisa Strina, para uma semana de inspiração no hotel.O artista define sua obra “como se fosse uma mesa de som, onde diferentes elementos estão sempre presentes. Trabalho com a modulação e a variação desses elementos”.
Interação com o meio ambiente, vivência com comunidade local, novos cheiros e sabores, servirão de inspirações para o artista criar peças para o acervo cultural do hotel. As peças ficarão expostas para todos os hóspedes.
O projeto vai de encontro com o posicionamento do Vila Naiá, que tem arquitetura assinada por Renato Marques, e peças de design escolhidas a dedo pela proprietária Renata Mellão.
“Optei por artigos que combinassem com o estilo do hotel e com a paisagem do lugar. O Vila Naiá mistura luxo e simplicidade, é a cara de Corumbau”, explica Renata.
Mais sobre Alexandre da Cunha:
Vive e trabalha em Londres e São Paulo. Formado pela FAAP, pelo Royal College of Art e pelo MA Chelsea College of Art and Design, ambos de londres, Alexandre é representado pela Galeria Luísa Strina em São Paulo, e Vila Gold em Londres. Fez diversas exposições individuais, entre elas no Paço das Artes, em 2006, e no The Wrong Gallery, NY, em 2003. De acordo com Rodrigo Moura, “sua obra vem adicionando um ingrediente novo na escultura brasileira, um meio passo entre o que é programado e o que é dado pelo material e pelas conformações preexistentes”. Alexandre define seu trabalho “como se fosse uma mesa de som, onde diferentes elementos estão sempre presentes. Trabalho com a modulação e a variação desses elementos”.
Mais sobre o Vila Naiá:
Inaugurado em 2004, o Vila Naiá é um hotel absolutamente singular. Idealizado pela proprietária, Renata Mellão e projetado pelo arquiteto Renato Marques, buscou integrar a simplicidade de Corumbau com o requinte internacional.
A harmonização de contradições chega a impressionar quem vivencia a experiência de alguns dias nesse paraíso, que preza o luxo e requinte, com o pé no chão. Foram 12 anos de dedicação, observação da região e interação com o local para que hoje o Vila Naiá pudesse proporcionar a seus hóspedes uma experiência única.
Ladeado por uma área de preservação ecológica (RPPN -Reserva Particular do Patrimônio Natural) e protegido da civilização por uma de mata de restinga e coqueiros, representa um local peculiar e um dos poucos exclusivos no Brasil.
De frente para a praia de Corumbau, que na língua dos índios Pataxó quer dizer “longe de todas as preocupações”, o Vila Naiá oferece todo o conforto e supre todas as exigências da vida moderna de seus hóspedes.