Empresários brasileiros visitarão feira de meio ambiente e energia em Munique

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/12/2007

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha levará uma delegação de empresários brasileiros a Munique para visitar a maior feira de meio ambiente e energia do mundo (setores de saneamento, gestão de resíduos e poluição atmosférica), a IFAT 2008 (International Trade Fair for Water, Sewage, Refuse e Recycling).

Fazem parte da programação visitas técnicas e contatos comerciais em Nurembergue, na Alemanha, e em Viena, na Áustria. A intenção é possibilitar a empresários brasileiros o estabelecimento de novos contatos comerciais, o incremento das exportações e a visibilidade internacional dos produtos brasileiros.

A IFAT 2008 acontecerá de 5 a 9 de maio de 2008, na cidade alemã de Munique. Além dos temas tradicionais, tratamento do lixo, equipamentos de descarga de gases, técnicas de tratamento de esgoto, drenagens, canalizações, estações de tratamento de água, reciclagem, limpeza urbana, engenharia de meio ambiente e gestão de recursos hídricos, há duas novas abordagens: preservação litorânea e controle de enchentes. O aproveitamento de resíduos para a geração de energia, como o biogás, é outro tema de discussão em destaque.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha, Ricardo Rose, a instituição organizará a visita à feira e a empresas na Alemanha e na Áustria com foco em geração de energia a partir de fontes renováveis: biomassa, biogás e biodiesel.

"Embora a Alemanha seja o país mais avançado mundialmente nas áreas de meio ambiente e energias renováveis, a Áustria também tem um grande potencial de crescimento no setor, especialmente em biomassa", conta Rose, destacando que a delegação terá a oportunidade de conhecer de perto as novidades praticadas pelos dois países vizinhos, inspirando-se para o desenvolvimento de novos projetos e negócios.

A delegação contará com o acompanhamento de um representante da Câmara Brasil-Alemanha e a presença de um engenheiro especializado em meio ambiente, os quais darão toda assistência técnica necessária. Um ônibus ficará inteiramente à disposição durante todo o programa de visitas.

A IFAT 2008 apresenta, além da feira, conferências técnicas, simpósios e fóruns pioneiros, como o 14º Simpósio Europeu de Água, Desperdício de Água e Desperdício de Sólidos, o Fórum de Água, o Fórum de Resíduos, o Dia CEE (Países do Centro e Leste Europeu) e o Dia MENA (Oriente Médio e Norte da África), além de eventos sobre controle de enchentes e prevenção de desastres.

A última edição da IFAT, que aconteceu em 2005, atraiu 2,2 mil expositores de 36 países e 109 mil visitantes, o que corresponde a um crescimento de 30% em relação à edição anterior, ocorrida em 2002.



Fonte: LVBA Comunicação

E-mail: