Editoria: Vininha F. Carvalho 02/07/2007
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Racional Engenharia e o Grupo Transamérica Eventos inauguram, no dia 02 de julho, RioCidadeNova Convention Center. O espaço já conta com mais de 30 eventos confirmados para realização ainda este ano e em 2008.
O Rio Sports Show, de 19 a 21 de julho, será o responsável pela estréia do espaço. Depois dele, estão programados o congresso anual do CONFEA - 64° Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA) e o NavalShore.
"São feiras de varejo, de pessoas, congressos internacionais, uma gama variada de títulos, que abrangem áreas como a hospitalar, financeira, esportes, engenharia e arquitetura, por exemplo", diz o gerente geral do centro de convenções, Alexandre Marcílio.
Localizado junto ao centro da cidade, na Cidade Nova, o empreendimento é uma parceria entre a iniciativa privada, Racional Engenharia, com a Prefeitura do Rio, cujo investimento total é de R$ 56 milhões. A gestão do complexo ficará sob a responsabilidade do Grupo Transamérica.
Com capacidade total para 6 mil pessoas em auditório, simultaneamente, o espaço conta com 42 mil metros quadrados construídos em uma área de 16 mil metros quadrados. O centro de convenções é dividido em dois pavimentos e conta com mezzaninos e garagem subterrânea com até 1300 vagas, administradas pela RIOPARK.
O acesso, facilitado pela localização central, poderá ser feito através de transportes públicos, como metrô e ônibus. O projeto do RioCidadeNova, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Mayerhfer & Toledo, foi elaborado visando atender às necessidades funcionais de cada tipo de evento e às especificidades dos diferentes fluxos de visitantes, funcionários, mercadorias e veículos de cada evento.
A inauguração RioCidadeNova Convention Center – localizado na Rua Paulo de Frontin, 01 - será no dia 02 de julho, às 10h.
RioCidadeNova Convention Center – Informações de Apoio
No Pavimento Térreo ficarão localizados o Salão Nobre, que será a entrada principal, acessível pela Avenida Paulo de Frontin; e o Salão de Exposições. Os espaços contam com acessos independentes, permitindo a realização simultânea de duas feiras ou eventos distintos. Na área externa, Bulevard, com tratamento paisagístico, haverá a possibilidade de montagens provisórias ao ar livre.
O segundo andar abrigará o Centro de Congressos e Convenções. Um dos espaços multifuncionais, o Ballroom, terá área total de 2.500 metros quadrados, com vãos livres de 60mX40m e oito metros de pé-direito. O salão poderá ser subdividido em oito grandes salas, com quase 300 metros quadrados, através de painéis acústicos retráteis.
Já o Foyer de Congressos, com 2.450 metros quadrados, poderá ser integrado ao Salão de Congressos, Grand Ballroom, criando mais um grande espaço para eventos e feiras. O andar acomoda ainda 13 salas para reuniões, seminários, conferências, workshops e escritórios, com áreas de aproximadamente 120 metros quadrados. Quatro destas salas também contarão com divisórias acústicas retráteis, permitindo a variação em número e forma, de acordo com a necessidade específica de cada evento.
O mezzanino terá funções diversificadas, com salas para reuniões, seminários, conferências, workshops e eventos, com acesso por escadas rolantes e elevador. O espaço contará com dois elevadores panorâmicos, um de automóveis/carga, e dois de serviços/cargas, além de quatro escadas rolantes com um metro de largura.
O Centro de Convenções terá uma rua de serviço contígua ao setor de exposições. Ela permitirá que as atividades de carga/descarga e retirada do lixo sejam feitas com total segurança em relação ao entorno, minimizando os impactos característicos dessas atividades. A via possibilitará ainda o acesso a caminhões e outros veículos utilizados nos serviços de montagem dos eventos.
O cenário do RioCidadeNova Convention Center contará ainda com um prédio tombado, denominado Solar, cujo espaço poderá ser utilizado para eventos sociais, culturais e salas para reuniões. A edificação de três andares teve sua construção iniciada em 1869.
Em 1907, o prédio foi totalmente reconstruído e adaptado para abrigar o Hospital das Crianças, de propriedade da Santa Casa de Misericórdia. A intervenção deu ao prédio os principais traços de sua atual feição. O projeto foi de autoria do escritório de arquitetura de Antonio Januzzi, um dos maiores do Rio de Janeiro, ao lado de Heitor de Mello. A edificação possuía em suas fachadas, inspiração historicista, influenciada pela arquitetura palaciana italiana do século XVI.
O casarão resistiu às radicais intervenções urbanísticas impostas aos bairros da Cidade Nova e Estácio, ao longo das décadas de 70 e 80. No início da década de 90, foi adaptado ao uso de sede e estúdios da TV Rio.
O novo uso determinou severas e significativas descaracterizações em sua estrutura original, espaços internos e fachadas. Em 31 de janeiro de 1997, a edificação foi tombada através do Decreto Municipal 15.502.
O referido decreto estabeleceu a obrigatoriedade da manutenção de todos os elementos originais externos remanescentes que o caracterizam.