Editoria: Vininha F. Carvalho 02/07/2007
De 2 a 5 de julho, ocorrerá, em Genebra (Suíça), a Reunião do Alto Segmento (High-Level Segment) do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), órgão das Nações Unidas. O objetivo do evento é propagar ações que colaborem para o desenvolvimento sustentável do Planeta e a melhoria da qualidade de vida da Humanidade, além de propiciar a troca de experiências e de informações entre organizações do mundo inteiro.
Estarão presentes na ocasião chefes de Estado, conselhos ministeriais, embaixadores de vários países membros da ONU e representantes da sociedade civil, a exemplo da Legião da Boa Vontade (LBV). A Instituição brasileira, que possui status consultivo geral no Ecosoc desde 1999, apresentará, a convite do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (UN/Desa), os resultados da 1ª Feira de Inovações Rede Sociedade Solidária, realizada em março, com a participação de 1.124 entidades brasileiras e da América do Sul.
Essa iniciativa abordou o tema “Parcerias globais para o desenvolvimento - Fortalecendo esforços para a erradicação da pobreza e da fome”, promovendo ampla mobilização intersetorial nas cidades de Aracaju/SE, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Buenos Aires (Argentina), Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP e São Paulo/SP, com apoio do UN/Desa e do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio).
Na reunião em Genebra, a LBV fará exposições culturais, fotográficas e em vídeo. Também será distribuída a todos os participantes a revista Globalização do Amor Fraterno (em inglês e francês),com recomendações de boas práticas e o editorial “Oito Objetivos do Milênio — Responsabilidade de todos os de bom senso”, que destaca a mensagem do jornalista, escritor e Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, abordando a visão e a experiência fraterna da Instituição no cumprimento dos ODMs.
O documento elaborado pela LBV e a lista completa das organizações participantes da 1ª Feira de Inovações encontram-se publicados na internet.
Rede Sociedade Solidária
Articulada pela Legião da Boa Vontade, a Rede Sociedade Solidária visa a convergir o trabalho de organizações de vários segmentos sob a bandeira da Solidariedade, a partir de ações intersetoriais, a fim de contribuir para a consecução dos oito ODMs.
Para isso, promove encontros, desenvolve relacionamentos e motiva ações conjugadas e colaborativas em torno de causas comuns e mais amplas.
Integram a rede associações; fundações; cooperativas; entidades de classe, de apoio técnico e de cooperação internacional; movimentos religiosos; governos federal, estaduais e municipais; empresas privadas; e universidades.