Exposição de artista plástica traz nova visão da natureza através da arte

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/06/2007

Valorizar a natureza. Este é o conceito que a artista plástica Bia Doria apresenta na exposição “Terra, Vida e Natureza”. A mostra entra em cartaz no Boulevart Market Plaza , em Campos do Jordão(SP). A artista plástica que tem seu trabalho influenciado pelo escultor Frans Krajcberg, celebre por esculpir em troncos de árvores mortas, explora em suas peças as expressões de suas percepções e sentimentos.“O principal estímulo para compor uma escultura é a necessidade de concretizar as minhas intuições, a partir do contato com os elementos da natureza”, afirma Bia Doria.

Bia Doria, assim como Frans Krajcberg, trabalha com madeira descartada: raízes, troncos de árvores, cipós e nódulos. Segundo Bia, o material é um dos mais difíceis de ser trabalhado, pois requer cuidados especiais, desde a sua higienização até a sua preservação.

A convivência com o escultor polonês radicado no Brasil consolidou na artista este caminho em direção a uma arte atenta a necessidade de evolução do homem.

Bia Doria parte do estudo da escultura moderna e contemporânea, especialmente na primeira década do século XX. Sua obra, uma criação individual, é uma consagração da natureza e da necessidade imperiosa do homem conviver em harmonia com o planeta.

Frans Krajcberg, que se destacou e teve projeção internacional na década de 70 com seu trabalho com madeira calcinada, atualmente tem se dedicado a fotografia.

A exposição “Terra, Vida e Natureza” mostra as três principais linhas de raciocínio da artista e de seu modo de lidar com a forma. O trabalho incorpora a experiência atual da arte com o objeto e a preocupação da cultura contemporânea, bem como uma interação com a concepção holística do universo, a harmonia entre o homem e o planeta ao mostrar que a vida é um sistema único e complexo.

Há 25 anos a artista trabalha a criatividade e se dedica a pesquisa de formas e, nos últimos tempos, dedicou-se inteiramente ao aprendizado e a elaboração na área da escultura. O período foi necessário também para estudos minuciosos para a escolha da matéria-prima que daria forma as suas esculturas.

A artista plástica criou em quatro anos seu acervo atual recheado de criatividade, personalidade e muito sentimento. O acervo conta com obras como, Bailarinas da Natureza; Raízes da Vida e Flores da Terra.



Serviço:

Exposição: "Terra, Vida e Natureza"

BOULEVARD MARKET PLAZA

Funcionamento: de 06 de junho à 09 de setembro de 2007

Horário:

Junho: Quinta, sexta e sábado das 12h à 1h. Domingos das 12h às 23h.

Julho: Domingo à quinta, das 12h ás 23h. Sexta e sábado das 12h à 1h.

Agosto e setembro: Domingo das 12h às 18h. Sexta e sábado das 12h à 1h.

Local: Estrada do Horto, Bairro de Lagoinha – Campos do Jordão / SP. A apenas 4km do centro Capivari.





Fonte: CDI – Agência de Comunicação